19/08/2022 às 16h00min - Atualizada em 19/08/2022 às 12h24min

Sala de Situação em Saúde é reestruturada em Ibiúna

O local reúne representantes das secretarias municipais

- Foto: Divulgação

Coordenada pela equipe da Vigilância Ambiental em Saúde de Ibiúna, foi realizada na terça-feira (16) uma reunião que teve como objetivo reestruturar a Sala de Situação em Saúde, órgão instituído pelo Ministério da Saúde que tem como atribuição “intensificar a consolidação e divulgação de informações para a tomada de decisão visando o fortalecimento e a melhora de atividades para vigilância e controle das arboviroses”.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como a Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti.

A Sala de Situação reúne representantes das secretarias municipais e da sociedade civil organizada. A convite do chefe de setor da Vigilância Ambiental em Saúde, Renan Cristóvão, a SOS Itupararanga integrará este grupo, que também tem como competência identificar os problemas ambientais que afetam a saúde pública e promover de forma coletiva as ações educativas destinadas à multiplicação de informações relativas às doenças e aos riscos à saúde.

As equipes da Vigilância Ambiental e da Epidemiológica ressaltaram que a incidência de dengue e leptospirose teve um crescimento acentuado este ano, inspirando preocupação e alertando para a necessidade de medidas urgentes para a conscientização da população.

Neste primeiro momento, a SOS Itupararanga participará das ações da Sala de Situação por meio do projeto Nossa APA, que está chegando às escolas da rede municipal de Ibiúna, agregando o tema SAÚDE ao conteúdo abordado no projeto. A ONG também colaborará com a produção de um vídeo sobre a dengue e as medidas de prevenção.

O encontro também reuniu representantes da Secretaria de Educação, técnicos das unidades de saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Cultura e da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna (ACE).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.