A região Sudeste do país cresceu 4,97% nas vendas por e-commerce, no primeiro semestre do ano, ante o mesmo período de 2021. Usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também teve alta: 0,76%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Continuando com o mesmo período comparativo, as vendas online, por região, tiveram o seguinte desempenho: Norte (25,84%); Nordeste (14,03%); Centro-Oeste (12,64%); Sul (8,48%), ficando o Sudeste na última colocação.
“Os números do primeiro semestre de 2022 demonstram que os hábitos de consumo dos brasileiros continuam voltados para o comércio eletrônico, mesmo após a reabertura das lojas físicas com o abrandamento das medidas de distanciamento social. São dados que reforçam a importância da Economia Digital e do Comércio Eletrônico para a economia brasileira”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net.
Vendas online no Sudeste
Ao comparar os meses de junho (2022 e 2021), as vendas realizadas pela internet no Sudeste expandiram em 3,36%. Mas, quando o período observado foi entre junho e maio, neste caso, teve queda de (-1,95%).
Na comparação regional, considerando junho e maio, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (-1,82%); Sul (-2,26%); Norte (-2,29%); e Nordeste (-5,96%).
Faturamento do Sudeste
No período de comparação entre junho (2022 e 2021), o faturamento do Sudeste teve queda de (-5,50%). Continua com desempenho negativo na avaliação entre junho e maio: (-4,80%).
Na comparação regional, considerando junho e maio, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (-2,27%); Centro-Oeste (-4,68%); Norte (-7,28%); e Nordeste (-11,01%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites Mercado Livre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust.
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O que é o MCC-ENET -- É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.