São Roque sediou na quarta-feira, 13 de julho, o evento “O Turismo Regional para o Desenvolvimento Econômico e Cultural”. A ação foi uma realização do CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), com o apoio da Prefeitura de São Roque, e aconteceu na Brasital, contando com a presença de diversas autoridades, empresários e representantes do turismo regional.
“É uma honra para nossa cidade receber este evento importante e agradeço aos representantes de todas as cidades que comparecem aqui hoje para falar sobre turismo e desenvolvimento. São Roque hoje busca explorar verdadeiramente seu potencial turístico e nos reunimos aqui para somar forças, trocar experiências e propor ações que possam fortalecer nossa região, levando benefícios a todos”, disse o prefeito Guto Issa.
Durante o encontro, foram debatidas ideias e ações para promover o desenvolvimento econômico e cultural nas cidades do CIOESTE, que contempla 12 municípios, incluindo São Roque. O evento também foi uma preparação para a Expo Turismo 2022 – I Feira de Turismo de Negócios da Região Oeste da Grande São Paulo, que acontecerá no mês de setembro, em Osasco.
Um evento que estimulou o debate de ideias para o bem comum. “O mais importante que um órgão público faz é exatamente o que nós estamos fazendo hoje, unindo forças com o ensino, a cultura, a prefeitura e as empresas privadas. Procuramos ajudar as demandas dos municípios a transformá-las em políticas públicas”, afirmou o coordenador da cerimônia, diretor de relações empresariais do CIOESTE, Valdir Baptista.
A ocasião também trouxe uma palestra da Coordenadora do curso de Turismo da Fatec SR, Katherine Silva, e do Diretor da instituição, Clovis de Souza Dias, além de uma apresentação especial da ginasta Beatriz Proença, coreografada pela professora de Ginástica Rítmica, Michele Carlassara.
Para encerrar o encontro, também foi realizada uma roda de conversa, aberta para a participação de todos e que abordou diversos temas, como turismo, o fator humano ligado à prática e sua importância no desenvolvimento de uma cidade.
O chefe da Divisão de Turismo, Luiz Américo Liza Junior, encerrou a palestra declarando que “nós amamos o que fazemos. Todo este movimento, que todas estas cidades estão fazendo, só faz sentido porque tem pessoas que amam o que fazem. Eu aprendo todos os dias com minha equipe, com os meus colegas de trabalho e hoje, mais uma vez, eu estou levando mais aprendizado para casa. Isso é um legado que estamos trazendo para as futuras gerações”.