05/07/2022 às 13h36min - Atualizada em 05/07/2022 às 13h36min

Formatura do ‘Programa Bombeiro na Escola’ acontece no SESI São Roque

Na cerimônia, estavam presentes a comunidade escolar, os familiares dos estudantes envolvidos e a equipe do Corpo de Bombeiros

- Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Aconteceu na quinta-feira 30/06 na escola SESI 400 de São Roque a formatura do 1º curso do Programa Bombeiro na Escola.

O programa foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiro do Estado de São Paulo, onde os estudantes dos 4º anos do ensino fundamental 1, realizaram durante duas semanas (4 aulas) atividades monitoradas com o Cabo PM Lucindo do Corpo de Bombeiros de São Roque. Durante as aulas os estudantes puderam refletir e aprender sobre os riscos existentes em casa, como preveni-los e também como agir em casos de incêndios, além de como alertar os órgãos necessários em momentos de necessidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o caminhão do Corpo de Bombeiros, bem como seus equipamentos.

Na cerimônia de formatura, estavam presentes a comunidade escolar, os familiares dos estudantes envolvidos e a equipe do Corpo de Bombeiros.

Durante o mês de junho, a escola SESI São Roque, em parceria com o Corpo de Bombeiros de São Roque, também passou por treinamento da Lei Lucas. A Lei Lucas (Lei Nº 13.722) estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

O seu objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais. Afinal de contas, quase quatro mil crianças morrem no Brasil todo os anos por conta de algum tipo de acidente.

E foi exatamente um desses casos que originou a criação da lei. No ano de 2017, o jovem Lucas Begalli, de apenas 10 anos, saiu em uma excursão com a escola. Durante o passeio, acabou se engasgando com um cachorro-quente e morreu asfixiado, pois nenhum dos professores sabia técnicas de primeiros socorros.

Hoje, a escola SESI São Roque, conta com 95% dos funcionários (Professores, Gestores, Manutenção, Cozinha, Secretária, etc.), treinados pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.