20/06/2022 às 10h26min - Atualizada em 20/06/2022 às 10h34min

São Roque anuncia entrega de óculos ‘Orcam MyEye’ para alunos da rede municipal

Dispositivo tecnológico identifica palavras e auxiliará estudantes com deficiência visual

- Foto: Evander Portilho

A Prefeitura de São Roque irá entregar 10 dispositivos tecnológicos que, segundo a administração, irão transformar a vida de alunos com deficiência visual e que estudam na rede municipal de ensino. O OrCam MyEye é um aparelho de tecnologia revolucionária, que traz mais independência às pessoas cegas ou com baixa visão, ao escanear e transformar textos de qualquer superfície em áudio para o usuário.

"É um aparelho fantástico, que foi adquirido pela prefeitura e iremos disponibilizar de forma inteiramente gratuita aos nossos estudantes. Já recebemos os dispositivos e iremos entrega-los no dia 23 de junho, levando uma verdadeira revolução a vida dessas crianças, que passarão a ter mais facilidade para assimilar o conteúdo pedagógico. É uma ação que nos traz uma emoção imensa, pois estamos transformando a vida destes alunos com este novo aparelho, que usa a tecnologia a servido da educação", afirmou o prefeito Guto Issa.

O Orcam MyEye consiste numa câmera inteligente e intuitiva, que mede apenas 7,6 cm por 2,1 cm. Ela é acoplada à armação dos óculos do aluno, sendo capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, em diversas superfícies, como livros, telas ou placas indicativas, transformando estes textos em áudio para o usuário. 

O aparelho consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euros) e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, ele retransmite estas informações discretamente no ouvido do usuário.

A Prefeitura também informa que realizou uma ação de capacitação com educadores e coordenadores da rede municipal de ensino, que receberam um treinamento sobre o funcionamento do aparelho para que possam auxiliar os estudantes durante a adaptação ao dispositivo. 

Além disso, os profissionais também puderam acompanhar em primeira mão a utilização do aparelho, através de uma das alunas que receberá o dispositivo e que pode testar o item. "Eu adorei, são fantásticos. Eu achei que seria difícil, mas é muito fácil de usar. Estou muito feliz, porque agora vou poder ler sozinha", comentou Rhayana Noggerini Costa, de 14 anos, e que estuda na escola Professor Tibério Justo da Silva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.