14/06/2022 às 11h06min - Atualizada em 14/06/2022 às 11h06min

Nova edição da Expo Gatos Sorocaba acontece nos dias 25 e 26 de junho

Novidade fica por conta do prêmio da categoria SRD

- Fotos: Divulgação

A 3ª Expo Gatos Sorocaba, evento realizado pela Amacoon (Associação Maine Coon no Brasil), acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, das 10h às 18h, no Hotel Golden Park. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar uma lata ou sachê de ração que será entregue à AATAN (Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site www.amacoon.com.br/eventos. A taxa de inscrição para criadores é de R$ 100,00, e os tutores de animais SRD da região têm 50% de desconto no valor. Para participar, é necessário que todos os felinos SRD tenham mais de 10 meses, sejam castrados e microchipados.

A expectativa é receber 200 gatos e seus criadores de várias regiões do Brasil, que participarão de competições de beleza. Serão avaliadas as seguintes categorias: Melhor da Classe; Melhor da Cor; Melhor da Raça; Melhor da Categoria e o Campeão entre todos. Os vencedores ganharão troféus e ração Royal Canin. O destaque deste ano é o prêmio para o vencedor da categoria doméstica “Gato SRD mais bonito de Sorocaba”: o campeão, ou campeã, vai ganhar um ano de ração grátis.

Uma ótima oportunidade para o público conhecer e saber mais sobre diversas raças exóticas e raras, entre elas, Maine Coon, Exótico, Oriental de pelo curto, Persa, British Short Hair, Ragdoll, Bengal, Sphynx e, pela primeira vez na região, a espécie Ocicat – raça criada no Estados Unidos que se assemelha a um gato selvagem, mas com temperamento de animal doméstico. “Estamos muito felizes em voltar a Expo Gatos e continuar promovendo os felinos que amamos, além de ajudar os abandonados a encontrarem um novo lar”, comentam o presidente e o vice-presidente da Amacoon, Hugo Cavalheiro e Marcelo Ravagnani, respectivamente.

Um dos criadores de Sorocaba, que participa de eventos nacionais e internacionais, é Alex Martins – embaixador Felino Royal Canin e criador das raças Persa e Exótico, do Gatil Daruma, que participará da Expo Gatos 2022 com alguns de seus felinos. Na última edição do evento, em 2018, o Daruma Logan conquistou as categorias Best In Show, Best Of The Best e Best Over All. “Já estou apresentando alguns exemplares nas competições regionais para poder escolher o representante do meu gatil para a etapa mundial, que acontecerá no final de outubro, na Bélgica”, comenta.

Os juízes responsáveis pelo julgamento são Hugo Cavalheiro (Brasil), Alexey Shchukin (Holanda), Charles Spijker (Holanda) e Paula Demartini (Argentina). A competição internacional, realizada pela terceira vez em Sorocaba, é uma etapa do Campeonato Brasileiro FIFe de Gatos de Raça e os vencedores poderão ser classificados para a etapa mundial.

Outra novidade é o Espaço Vet Kids, organizado pela clínica felina Dugato. No local, as crianças se vestirão de pequenos veterinários e aprenderão a cuidar dos felinos, tudo sob a supervisão da médica-veterinária Vanessa Covre. “No espaço, iremos fazer também maquiagens faciais nas crianças, tiraremos dúvidas sobre a profissão de veterinária e sobre os felinos. Também haverá sorteio de brindes e muita interação com as crianças”, comenta a profissional. O espaço estará aberto nos dois dias, a partir das 13h.

Já o tradicional “Papo de Gato” será realizado em parceria com a Royal Canin, patrocinadora oficial do evento, que traz a campanha “Meu gato no vet”, na qual vários minis workshops com temas do universo da espécie serão ministrados por especialistas em felinos. “Nós iremos abordar as quatro ou cinco raças mais criadas no Brasil, junto com os criadores parceiros dentro do estande da Royal. Os workshops serão em dois períodos e haverá conversas com Dani e Lucas, do Gatil Miadore; Edevar, do Gatil Tomiferr; Carla janke, do Gatil BlumenKatzen; Marcelo Ravagnani, do Gatil Ravagnani; e Alex Martins, do Gatil Durama. Também falaremos sobre a importância da conscientização do tutor e o papel do criador na saúde preventiva do gato”, detalhou o coordenador de negócios do canal Criador, da Royal Canin, Eduardo Zaneli.

Doação de sangue felino

Em parceria com o Bethlab – Laboratório Clínico e Hemocentro Veterinário, haverá captação de felinos para doação de sangue. “Será montado um stand, onde vamos divulgar nosso trabalho e fazer a captação dos possíveis doadores. Posteriormente, entraremos em contato com os tutores que deixarão seus dados. O exame não será coletado na hora, pois a coleta consiste em quatro etapas: avaliação, hemograma função renal e hepática, teste de FIV e FELV e, estando apto, passa para a coleta”, explicou a médica-veterinária e sócia-proprietária da clínica, Beatriz Antunes Silva.

Adoção de gatos

Em uma ação da Amacoon para incentivar a adoção de animais abandonados, haverá uma feirinha de adoção com cerca de 50 gatos da AATAN. Na última edição, em 2018, foram doados 12 felinos e a expectativa é que esse número aumente. “Esperamos doar vários gatinhos que precisam de uma família, pois já sofreram demais com o abandono. Queremos também divulgar o trabalho da Associação, e contamos com a venda de produtos para arrecadar recursos para pagar as dívidas com as clínicas veterinárias”, explica Caroline Vitale, tesoureira da AATAN.

Atualmente, a entidade tem 85 gatos disponíveis para adoção responsável, e conta com a ajuda de todos para diminuir a superlotação e, consequentemente, poder receber outros animais abandonados e vítimas de maus tratos. Toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda. Portanto, os interessados em contribuir com a causa animal, podem acessar o site da AATAN e fazer a sua doação: https://www.aatansorocaba.com.br/.

 

SERVIÇO

3ª Expo Gatos Sorocaba

Local: Hotel Golden Park

Endereço: Rodovia SP-75 (Castelinho) – KM 2,6 sentido Sul – S/N – Iporanga

Data: 25 e 26 de junho

Inscrições: até 11 de junho, pelo site amacoon.com.br/eventos

Horário: das 10h às 18h

Gratuito e aberto ao público, que pode colaborar com um sache ou lata de alimento para felinos para a AATAN


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.