14/04/2022 às 13h00min - Atualizada em 14/04/2022 às 11h32min

Comércios de Mairinque deverão informar sobre a não aceitação de cheques e cartões

O projeto de lei aprovado, de autoria do prefeito Antonio Gemente, abrange todos os estabelecimentos que realizam relações de consumo no município

- Foto: Pixabay

Em Mairinque, os estabelecimentos que não aceitarem cheques ou cartões de débito ou crédito deverão fixar, em local visível, placa informativa sobre a não aceitação dessas formas de pagamento. A proposta que visa evitar o constrangimento de clientes foi apresentada por meio do Projeto de Lei nº 101/2021, aprovado pela Câmara em Sessão Ordinária do último dia 11 de abril.

O projeto de lei aprovado, de autoria do prefeito Antonio Gemente, abrange todos os estabelecimentos que realizam relações de consumo no município. Em caso de descumprimento da determinação, após a autuação, o estabelecimento terá um prazo de 15 dias para a regularização. Se a intimação não for atendida, será aplicada multa no valor de R$ 500,00. Caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei.

“Considerando que atualmente o pagamento com cartão de débito e crédito tornou-se corriqueiro no comércio e não uma exceção, obrigar os estabelecimentos comerciais a fixar na porta de entrada ou em local visível uma placa na qual constem as restrições que adotam para os diversos meios de pagamento, se faz necessário, tendo em vista a prestação de informação adequada impedir o consumidor de eventuais constrangimentos”, aponta a mensagem do projeto aprovado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.