As tarifas de água e esgoto de Mairinque terão reajuste de 16,12%, a partir do dia 10 de abril. Autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), por meio da Deliberação Nº 1.277/2022 de 09 de março de 2022, a atualização nas tarifas visa recompor as perdas inflacionárias apuradas no período entre março de 2021 e fevereiro de 2022.
Ainda de acordo com a Saneaqua, empresa responsável pelo setor na cidade, o reajuste das tarifas será aplicado em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, assim como nos demais serviços previstos no edital de licitação como: ligação de água, regularização de cavalete, ligação de esgoto, entre outros. Na primeira faixa de consumo da categoria residencial, por exemplo, que é de 10m³, o valor a ser pago será de R$ 42,60, ante os R$36,70 atuais.
A tabela atualizada completa de tarifas e valores dos serviços prestados poderá ser consultada no site da Saneaqua (www.saneaqua.com.br/estrutura-tarifaria) a partir do dia 10 de abril.
Tarifa Social
É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa residencial popular permanece no município, com possibilidade de redução da conta em até 67% para as famílias que consomem até 10m³ (dez metros cúbicos) de água. Para requerer a Tarifa Social, o cliente, titular da fatura, precisa agendar atendimento na loja da concessionária e apresentar os seguintes documentos:
· Conta de energia atualizada;
· Documentos pessoais (RG e CPF);
· Cadastro Único - documentação solicitada na Assistência Social do município de Mairinque | Telefones para mais informações: (11) 4246-1527 (Gestão do CadÚnico) e (11) 4246-1287 (CRAS).
Após a apresentação dos documentos, a equipe comercial da Saneaqua fará a análise e, caso a solicitação seja aprovada, a cobrança será enquadrada como Tarifa Popular.
Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: [email protected].
A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 10h às 16h.
Investimentos no município
A Saneaqua informou que segue com o cronograma de investimentos nos serviços de saneamento em 2022. “No quesito qualidade da água distribuída, a concessionária segue rigorosamente as diretrizes de potabilidade estabelecidas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os procedimentos de controle, vigilância da qualidade da água e padrão de potabilidade. Para que isso seja possível, mais de 6 mil análises da qualidade de água são realizadas por mês nos 61 pontos fixos de coleta distribuídos pela cidade”, disse a empresa.
Para que os clientes possam acompanhar de perto, em março deste ano, mais de 15,9 mil pessoas receberam em mãos o Relatório Anual de Qualidade de Água com todas as informações sobre a qualidade do efluente distribuído em 2021.
Nos próximos meses, abril e maio, a empresa ainda vai realizar a limpeza preventiva de 26 reservatórios de água da cidade, além de três poços e duas caixas de sucção que complementam o abastecimento. A execução regular da limpeza dos reservatórios garante a qualidade da água distribuída para a população. Aproximadamente 40 mil pessoas serão beneficiadas.
No sistema de coleta e tratamento de esgoto, R$ 12 milhões foram investidos na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória). Com capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo, a estrutura já está em operação tratando o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.
“Vamos continuar investindo para avançar ainda mais nos serviços de água e esgoto, mas ainda precisamos do apoio da população em preservar os recursos hídricos do município e descartar o lixo e resíduos em lugares corretos. Assim, estimulamos o apoio da comunidade no consumo e uso sustentável do sistema de saneamento”, comenta Bruno Gravatá, gerente de Operações da Saneaqua.