02/04/2022 às 09h00min - Atualizada em 01/04/2022 às 12h48min

Alumínio completa 29 anos de emancipação neste sábado (02)

Alumínio completa 29 anos de emancipação neste sábado (02) e, nessas celebrações, a história se faz muito importante pelo fato de carregar a identidade do município. E apesar da jovialidade que demonstra, no caso da cidade essa trajetória teve início em 1892, com a construção de uma fábrica de cimentos.

Anos mais tarde, a Sociedade Anônima Votorantim começou uma fábrica de alumínio no local, a então Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O crescimento da empresa e do número de habitantes na região levou à emancipação de Alumínio, pois até então, o distrito pertencia a Mairinque.

De acordo com informações do Jornal Cruzeiro do Sul, a história da cidade começa no momento em que o empresário Antônio Proost Rodovalho localizou reservas de calcário na Fazenda Santo Antônio, próximo a São Roque. Naquele tempo, ele montou no local aquela que é considerada a primeira fábrica de cimento portland do Brasil.

Após alguns anos, o empresário José Ermírio de Moraes tomou a frente dos negócios de Rodovalho. E, no início da década de 1940, a CBA iniciou sua construção com a finalidade de produzir 7 mil toneladas de alumínio a cada ano. Os trabalhos na fábrica, porém, começaram 15 anos depois.

Com a evolução industrial e econômica na região, motivada pela expansão da CBA, os moradores de Alumínio, até então um bairro de Mairinque, demonstrou desejo pela emancipação. A primeira Comissão Pró-Emancipação aconteceu em 1983, porém a divisão só ocorreu em 1991, através de plebiscito.

A primeira eleição foi marcada para outubro do ano seguinte, com a vitória do prefeito José Aparecida Tisêo, que assumiria o cargo no ano de 1993.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.