22/03/2022 às 15h42min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h44min

Saneaqua realiza limpeza preventiva de poços e reservatórios de água

Ao todo, 31 estruturas passarão pelo procedimento

Assessoria de Imprensa

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, vai realizar, entre os meses de abril e maio, a limpeza preventiva de 26 reservatórios de água da cidade, além de três poços e duas caixas de sucção que complementam o abastecimento.

“A iniciativa é realizada anualmente com o objetivo de garantir a manutenção dos equipamentos para continuar oferecendo água limpa e de qualidade à população, assim como maior disponibilidade do recurso para os moradores da cidade”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque.

A execução regular da limpeza dos reservatórios garante a qualidade da água distribuída para a população. Com as intervenções, aproximadamente 40 mil pessoas serão beneficiadas.

O serviço é realizado com caminhões de hidrojateamento que operam com maior agilidade e eficiência. Ao final do processo é realizada a desinfecção dos reservatórios com hipoclorito.

Em Mairinque, são produzidos diariamente mais de 10 milhões de litros de água para atender a população e, além da limpeza periódica dos reservatórios, a rotina para monitoramento da qualidade da água inclui a realização de análises diárias das amostras coletadas em pontos de controle distribuídos pela cidade. Em média, são realizadas mais de 6 mil análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 714 somente na rede de distribuição. Essa quantidade é superior à prevista pela legislação e, ao longo do ano de 2021, apresentaram conformidade a todos os parâmetros legais.

A Saneaqua segue rigorosamente as diretrizes de potabilidade estabelecidas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os procedimentos de controle, vigilância da qualidade da água e padrão de potabilidade.

A população pode acompanhar os resultados das análises anuais feitas pela própria concessionária em relatórios disponibilizados para consulta no site www.saneaqua.com.br. A Saneaqua também informa que distribui anualmente em todos os imóveis do município um relatório de qualidade da água em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior. O relatório referente a 2021 está em distribuição neste mês de março.

Oscilação no abastecimento de água

Como é necessário esvaziar os reservatórios para realizar o processo de limpeza e desinfecção, durante a execução dos serviços, os bairros da cidade podem ter oscilações de acordo com cada manutenção.

“É importante ressaltar que a Saneaqua fez investimentos para que, na maioria dos casos, a limpeza dos reservatórios não afete o abastecimento. Alguns bairros poderão ter curtas oscilações no abastecimento, conforme detalhado no cronograma que pode ser acessado no site da concessionária pelo link: https://www.saneaqua.com.br/saneaqua-realiza-limpeza-preventiva-de-pocos-e-reservatorios-de-agua-de-mairinque”, ressalta Gravatá.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Além disso, é importante que os registros do cavalete também sejam fechados pelos moradores.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas ou ainda, pelos canais de atendimento disponíveis pelo site www.saneaqua.com.br. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos.

Lavagem caixa d’água

Assim como a concessionária realiza o programa anual de limpeza dos reservatórios, poços e caixas de sucção da cidade, para manter a qualidade da água distribuída à população, é importante que os clientes também façam a limpeza periódica de suas caixas d´água, de seis em seis meses. Essa prática contribui para manter a qualidade de água consumida nas residências.

Após o término da limpeza, é importante deixar a caixa d´água fechada para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e também a entrada de sujeira, pequenos animais e insetos.

No site da concessionária, a população encontra um passo a passo detalhado de como realizar essa limpeza, confira neste link: https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-caixa-dagua/.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.