22/03/2022 às 10h26min - Atualizada em 22/03/2022 às 10h26min

Dia Mundial da Água: Confira dicas para um uso consciente deste recurso

A data é um momento para lembrar a importância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos

- Foto: Divulgação

Em todos os anos, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data foi recomendada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser celebrada em 1993.

A finalidade do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso consciente deste recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, lista algumas dicas que podem fazer a diferença. Veja abaixo:

Cronometre o banho

Uma ducha de 15 minutos com o registro aberto gasta, em média, 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos, com a torneira fechada enquanto se ensaboa, diminui a média de consumo para 45 litros. O ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao ensaboar os cabelos e o corpo.

Desligue a torneira

Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode gastar cerca de 12 litros de água. Por isso, a dica é fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água.

Ensaboe a louça de uma só vez

Antes de lavar a louça, retire as sobras de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas as peças de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra sugestão é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os demais itens.

Limite o uso da máquina de lavar

Quando possível, utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Além disso, alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem um modo econômico, capaz de gastar até 30% menos água e energia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.