01/02/2024 às 15h10min - Atualizada em 01/02/2024 às 15h10min

Sicredi neutraliza emissões de carbono

Iniciativa foi realizada por meio de apoio a projetos de diferentes regiões do país, neutralizando as emissões relativas a 2022 e 2023

As ações sustentáveis das cooperativas Sicredi no Paraná foram reconhecidas pelo Selo Clima Paraná, pelo terceiro ano consecutivo Créditos: divulgação

Integrante do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), o Sicredi realizou a neutralização das emissões calculadas no seu Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2022 e projetadas para o ano de 2023. Ao todo, foram neutralizadas 34.565 toneladas de carbono provenientes da operação de todas as sedes administrativas e agências. A neutralização foi realizada por meio de apoio a sete projetos de créditos de carbono de diferentes regiões do Brasil.  

Pelo segundo ano consecutivo, a estratégia do Sicredi é neutralizar as emissões do ano anterior e adiantar a compensação daquelas previstas ao período em vigor. Foram adquiridos créditos de carbono das seguintes iniciativas: projeto Buenos Aires, em Pernambuco; projeto Reunidas, no Tocantins; projeto Unitor REDD+, no Amazonas; projeto Compostagem, em Santa Catarina; projeto BT Geradora, no Rio Grande do Sul; projeto PCH Itaguaçu, no Paraná e projeto Tambaú, Pedras e Rio do Sapo, com Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Mato Grosso, respectivamente. Todos os projetos são executados com base nas melhores práticas, com auditoria e certificação de organizações reconhecidas mundialmente.

“A nossa principal motivação é apoiar projetos que resultam em impactos positivos às comunidades, oferecendo benefícios sociais, ambientais e econômicos e refletindo em contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, os projetos dialogam com a nossa estratégia de sustentabilidade, contribuindo com a nossa premissa de integração com as regiões onde estamos presentes”, afirma Alexandre Barbosa, diretor-executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi. 

Por meio do seu Programa de Ecoeficiência e Mudanças Climáticas, a instituição busca uma evolução constante da gestão de emissão de gases de efeito estufa. Um exemplo dessas ações é a utilização (que envolve compra ou autogeração) de energia elétrica de fonte renovável, que, somente em 2022, evitou a emissão de mais de 800 toneladas de carbono na atmosfera. 

“O setor financeiro tem um papel muito importante para colaborar mundialmente na transição para uma economia de baixo carbono.  A partir da mensuração do impacto das atividades que financiamos, poderemos contribuir cada vez mais com uma agenda positiva de combate às mudanças climáticas ao mesmo tempo em que colaboramos com o desenvolvimento dos nossos associados e suas localidades”, ressalta Barbosa. 

Selo Clima Paraná 

As ações sustentáveis das cooperativas Sicredi no Paraná foram reconhecidas pelo Selo Clima Paraná, pelo terceiro ano consecutivo. A certificação foi concedida  pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), no final de 2023 e destacou instituições por suas atividades em prol da sustentabilidade. Por meio da gestão ecoeficiente e práticas de governança, o Sicredi garantiu o selo da “Categoria A - Mercado Interno”, destinada às instituições com as maiores pontuações de acordo com uma metodologia própria de análise dos projetos inscritos. 

As cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro desenvolvem estratégias contínuas de ecoeficiência. Isso envolve o inventário dos gases de efeito estufa, publicação e ações de compensação de carbono da atuação das agências e sedes das cooperativas, abrangendo uma ampla variedade de ações, desde o plantio de árvores e a compra de créditos de carbono certificados até a recuperação de áreas degradadas e conservação de floresta nativa.

Programa Metano Evitado Sicredi 

Em 2023, o Programa Metano Evitado Sicredi, iniciativa que conta com a consultoria da Amar Sustentabilidade e a Kryia Ecologic SPE, foi um dos destaques. A ação realizada pelas cooperativas que integram a Central Sicredi PR/SP/RJ promove a geração de créditos de carbono na suinocultura e bovinocultura de leite em propriedades de produtores rurais associados. O projeto ainda incentiva o uso de tecnologias que evitam a geração de metano a partir dos dejetos orgânicos.

Para saber mais sobre a estratégia de Mudanças Climáticas do Sicrediem todo o país acesse: https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/sustentabilidade/mudancas-climaticas/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.