21/03/2022 às 13h51min - Atualizada em 21/03/2022 às 13h52min

Programa Futuro Cientista é apresentado para diretores de São Roque

Ação será feita em parceria com a UFSCAR

- Foto: Evander Portilho
Fonte: Assessoria de Imprensa

São Roque se prepara para receber o programa Futuro Cientista, que foi apresentado recentemente a diretores das escolas municipais que farão parte da ação na cidade. Durante o encontro, os gestores escolares foram apresentados as diretrizes do programa, que em parceria UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), busca preparar estudantes de baixa renda para o mundo acadêmico e universitário. 

“Fico emocionado de ver o Futuro Cientista finalmente voltando para nossa cidade. Trouxe o programa para a cidade em 2015, porém a falta de apoio das gestões passadas acabou fazendo com que ele não prosperasse. Como um governo que valoriza a educação e a sua importância na formação dos nossos jovens, retomamos esta ação, que agora chega para ficar, trazendo apoio e suporte aos nossos alunos”, afirmou o prefeito Guto Issa.

Nesta fase piloto do programa, serão selecionados 200 alunos de 10 escolas da rede municipal, que serão tutorados do sexto ano, até o terceiro colegial. A iniciativa contará com um supervisor que irá frequentar as escolas periodicamente para acompanhar a formação dos estudantes e desenvolver com eles ações voltadas ao caráter educativo, como a leitura frequente de livros, desenvolvimento de projetos científicos e concursos de redação. Os estudantes também farão parte da “Maratona do Conhecimento”, que prepara os jovens para o vestibular. 

"Trabalhamos com nossos alunos baseados em três grandes bases: criar, descobrir e transformar. É um programa que estimula a busca pelo conhecimento, o prazer em se aprender e que faz mais do que apenas ensinar, apoiando o estudante em todas as importantes etapas do aprendizado e gerando frutos, tanto que o supervisor que acompanhará os alunos em São Roqe um já fez parte do programa e hoje ajuda para levá-lo para outras crianças", disse o professor da UFSCAR, Fabio Leite, durante sua apresentação aos diretores.

A seleção inicial dos alunos será feita pelas próprias escolas e os candidatos finais são escolhidos pelo programa com base não apenas na sua condição social, mas também no seu rendimento acadêmico e comportamento em sala de aula. Além dos 200 selecionados será também feita uma lista de estudantes suplentes e a próxima etapa da ação será uma reunião das escolas e representantes da UFSCAR com os pais dos alunos selecionados em cada uma das instituições. 

“O Futuro Cientista é um programa importante, pois atua em várias frentes da educação, levando em consideração não só o caráter pedagógico, mas também social, vendo o aluno como um ser individual que precisa de apoio especifico em cada caso. Junto com a UFSCAR e os gestores das nossas escolas, iremos transformar a vida dos nossos estudantes levando o programa futuramente para outras instituições da nossa rede municipal”, declarou a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.