16/03/2022 às 10h36min - Atualizada em 16/03/2022 às 10h36min

CIESP participa de evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher na Associação Comercial de Sorocaba

Assessoria de Imprensa Foto: Da esq para dir - Andréa Chaguri , Susi Berbel e Leila Rovella

No 08/03, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) promoveu, em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), por meio do seu Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), um encontro na sede da ACSO, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Cerca de 50 mulheres participaram do evento que contou com uma palestra, em formato de roda da conversa, da consultora em Cultura Organizacional, Susi Berbel e da coach Andréa Chaguri sobre “Os desafios da Gestão de Empresas Familiares”.

 

Na abertura, participaram a advogada trabalhista e coordenadora do Núcleo de Assuntos Jurídicos do CIESP Sorocaba, Andrea Valio, que na ocasião representou a entidade; a vice-presidente da ACSO, Giane Leite e a coordenadora do CMEC, a empresária Leila Rovella Scordamaglia Barros.

 

A coach Andréa Chaguri apresentou dados sobre empresas familiares. “Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% das empresas brasileiras possuem perfil familiar e 75% dos trabalhadores do País estão alocados nessas empresas. Outro dado importante é que 44% das empresas familiares não têm nenhum plano de sucessão e 72,4% delas não apresentam sucessores em cargos de liderança, como presidência, diretoria e gerência”, observou a palestrante, lembrando ainda que as mulheres representam 33% dos empreendedores no Brasil e que 34% delas ocupam cargos de liderança.

 

Já a consultora Susi Berbel destacou alguns aspectos comportamentais das empresas familiares e das mulheres. “Hoje vivemos em um mundo qualificado como BANI, sigla em inglês para as palavras Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível. É importante notar que não são somente as pessoas que estão ansiosas, as organizações estão ansiosas nos tempos atuais. O Fórum Econômico Mundial, em sua reunião de 2020, apontou cinco aspectos para serem desenvolvidos para fazer frente a um mercado ansioso, rápido e que muda tudo sempre. Eu vou destacar somente um que diz respeito às mulheres: emoção e intuição. Uma gestão mais humanizada como preconiza o fórum econômico é uma forma natural de gestão para as mulheres, mas precisamos aprender a lidar com as emoções. Por isso a palavra-chave é inteligência emocional, que é um dos fatores preponderantes para a gestão das empresas familiares”, pontou.

 

Segundo a coordenadora do CMEC, a intuição é uma ferramenta extremamente importante. “As mulheres precisam acreditar mais na sua própria intuição, pois hoje isso passou a ser um diferencial competitivo”, observou Leila.

 

A coordenadora do Núcleo de Assuntos Jurídicos do CIESP Sorocaba, Andrea Valio, destacou a necessidade de as mulheres buscarem conhecimento. “Com conhecimento as coisas ficam muito mais fáceis. O CIESP, a ACSO e o CMEC fazem um papel muito importante em trazer um conteúdo importante e substancial para todas nós”, concluiu.

Outras informações as atividades do CIESP Sorocaba e seus parceiros, acesse www.ciespsorocaba.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.