04/03/2022 às 16h50min - Atualizada em 04/03/2022 às 17h35min

Sesc Sorocaba promove 5ª edição do especial ‘Mulheria’

Realizado anualmente no mês que abriga o Dia Internacional da Mulher, o especial tem como objetivo trazer reflexões

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

O Sesc Sorocaba promove ao longo do mês de março mais uma edição do especial Mulheria, projeto que reúne diversas ações, nas mais variadas linguagens em que o Sesc atua, com um objetivo comum: o empoderamento feminino.

A programação deste mês traz bate-papos que abordam a saúde mental da mulher em tempos de pandemia e o processo histórico de construção e disseminação das lutas feministas. A literatura será representada pela feira Eu Publiquei!, onde serão expostos trabalhos de diversas escritoras da cidade. Após a feira, acontece um bate-papo em que as escritoras falam sobre seus processos criativos e quais estratégias foram utilizadas na publicação desses trabalhos.

Os shows musicais trazem o protagonismo da mulher por meio sonoridades diversas em apresentações especiais das artistas Luedji Luna (ingressos esgotados), Ana Carina Sebastião, Josyara e Lazúli. Nas artes cênicas o destaque vai para os espetáculos “Como se fosse”, do Grupo Matula Teatro, “Ela”, da Trupe Guezá e “Cálice”, do Coletivo Mariás. A programação também contempla atividades para crianças, oficinas, atividades esportivas, cinema, entre outras linguagens. Confira:

Literatura

Narração de Histórias - Contando com Elas

No dia 5/3, sábado, às 16h, acontece a atividade Narração de Histórias - Contando com Elas, com Poliana Savegnago. Entre palavras, cantos, escritos e muito aconchego, o público é conduzido por narrativas inspiradas nas obras de escritoras brasileiras. Abordando temas variados, a contadora avizinha-se do universo lúdico destas artistas admiráveis e conta um pouco do que elas contaram, tintim por tintim. A atividade é gratuita e acontece na Área de Convivência da unidade. A classificação é livre para todas as idades.

(In)sanidade e escrita: transformando a vivência em ficção é o tema desta oficina que acontece no dia 16/3, quarta, das 19h às 21h. Conduzida por Marina Bariani Trava, escritora e mestra em Estudos Literários e Thaís Laham Morello, escritora e psicóloga, esta atividade debate sobre como a loucura é comumente associada às mulheres, que são tratadas como loucas só por serem mulheres. Algumas, porém, ainda enfrentam questões de saúde mental, e por isso sofrem um duplo estigma. Mas também há a figura do artista como louco, atormentado pela sua própria mente criativa antes de produzir suas obras-primas. Será que existe mesmo uma relação entre certa dose de loucura e produção de arte, uma vez que ambas são consideradas formas de expressão do inconsciente?

A discussão partirá do livro-diário “Hospício é Deus”, de Maura Lopes Cançado, para demonstrar como é a autorrepresentação da loucura feminina na literatura e, em seguida, propor um exercício de escrita sobre o tema. A atividade acontece na Sala de Oficinas e demanda retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. A classificação é de 16 anos.

Encerrando a programação sobre literatura, no dia 19/3, sábado, das 13h às 15h, no Espaço de Exposições, acontece a atividade Eu publiquei! - A Feira, um espaço onde as escritoras Dayan Marchini, Fabiana Ferraz, Mariana Mendes e Mariana Rossi disponibilizam seus trabalhos para venda e recebem o público.

Após a feira, das 15h às 17h, acontece o bate-papo Eu publiquei! - Encontro de mulheres escritoras de Sorocaba, que reúne escritoras da região de Sorocaba que tiveram experiências diversas na publicação de seus trabalhos. Neste encontro, as escritoras são convidadas a compartilhar seus processos de escrita e expor as formas de publicação a que cada uma recorreu, buscando assim jogar luz às possibilidades e às dificuldades presentes no mercado editorial atualmente. A mediação fica a cargo de Francine Segawa, técnica de programação da unidade.

A atividade é gratuita e acontece na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Recomendado para pessoas a partir de 14 anos.

Circo

Os espetáculos circenses também estão na programação. No dia 5/3, sábado, às 20h, o Teatro da unidade recebe o espetáculo Ela, da Trupe Guezá. A peça traz para a cena uma egrégora de três mulheres que expõem suas feridas, abrem seus corações e apresentam seus corpos, buscando nas trocas a poética das representações de gênero feminino. Um espetáculo de composições acrobáticas com ritmo, não lineares, cuja narrativa apresenta a representação textual de mulheres fortes que buscam em seus corpos - e vivências - a superação.

Os ingressos custam R$ 15,00?(credencial plena, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, acompanhante de pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante) e?R$?30,00?(inteira).  As vendas on-line estão disponíveis em sescsp.org.br/sorocaba. As vendas presenciais acontecem na Central de Atendimento. A classificação é livre para todas as idades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.