28/01/2022 às 11h30min - Atualizada em 28/01/2022 às 03h29min

Representantes da Santa Casa se reúnem para discutir situação do hospital

Vereadores informaram que a Prefeitura de São Roque também foi convidada para o evento, mas não enviou nenhum representante

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Atendendo ao convite dos vereadores Diego Costa, Paulo Juventude e William Albuquerque, membros do Bloco Parlamentar “Juventude Independente”, os representantes da Provedoria e Conselheiros da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Roque participaram de uma reunião na Câmara Municipal, realizada na manhã da última terça-feira (25). Os vereadores informaram que a Prefeitura da Estância Turística de São Roque também foi convidada para a reunião, porém não enviou nenhum representante.

O principal objetivo do encontro foi debater questões ligadas ao hospital, tais como a estrutura para atendimento ao número de casos provocados pelas variantes da Covid-19 e pelo Influenza H3N2, gestão financeira da entidade, os atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde) e também a requisição administrativa da Santa Casa, decretada pela Prefeitura de São Roque e que vem se arrastando por bastante tempo.

A reunião foi acompanhada pelo Jornal da Economia (que realizou transmissão ao vivo em seu canal do Facebook), outros veículos da imprensa regional e também pelos vereadores Dra. Claudia Pedroso, Cabo Jean e pelo presidente da Casa de Leis, Julio Mariano. Já a Santa Casa foi representada pelo provedor Eliam Bianchi (Chumbinho), pelo vice-provedor José Haroldo Casali Rodrigues, pelo presidente do Conselho de Representantes da Santa Casa Etelvino Nogueira e pelos conselheiros Ronaldo Alves, Marcos Villaça e Dr. Carlos Aparecido Grisólia Cordeiro (Lilo).

Diego Costa, que assumiu a Presidência da Comissão Permanente de Saúde na Câmara Municipal neste ano, destacou que essa é a primeira reunião de muitas que virão. “Saúde deve ser uma das principais discussões dentro de uma Administração Municipal. Por isso, ouvimos atentamente aos representantes da Santa Casa, visando assim entender o histórico do hospital, bem como me comprometi a realizar outros encontros periodicamente. Pois, a nossa intenção é focar na excelência do atendimento ao munícipe, além de buscar soluções para problemas relacionados a nossa centenária Santa Casa”, falou.

Eliam Bianchi (Chumbinho) também comentou a respeito do tema e, agradecendo pela oportunidade de tratar do assunto, pontuou as dificuldades que o hospital já vem passando há anos. “Aqui na Casa de Leis eu acho muito importante essa abertura, porque para nós é um problema muito grande, onde nós temos um corpo de vereadores que está incompleto com informações sobre o que acontece na Saúde de São Roque”, declarou o provedor da irmandade.

Chumbinho ainda declarou que é preciso união entre todas as partes do município para a Santa Casa se manter viva. “A cidade precisa se unir, se o prefeito pretende criar um hospital municipal, que se construa o hospital, mas não acabe com a Santa Casa”, comentou Bianchi.

Paulo Juventude destacou que a reunião foi para promover um diálogo entre o Executivo, a irmandade e os vereadores, mas a ausência da administradora do Hospital e do diretor de Saúde Municipal, que justificou a falta, mas não enviou nenhum representante, prejudicou o debate. “Reforço que a ausência do diálogo por parte do Executivo vem prejudicando os serviços no Pronto Atendimento da Santa Casa. Falta uma gestão de Saúde Municipal aberta ao diálogo e a não participação desses representantes foi uma falta de respeito muito grande com o Legislativo”, afirmou.

William Albuquerque questionou os membros da Santa Casa se haveria possibilidade de uma OS (Organização Social) administrar o local. “Na ocasião fomos informados de que oficialmente a Provedoria e o Conselho não possuem informação oficial sobre o tema, assunto este que pode ser debatido nas próximas reuniões”, esclareceu.

Diego Costa, que dirigiu a reunião, enfatizou que os representantes do Departamento de Saúde e a administradora interina da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Roque, Sra. Priscila Motta Chiabai, foram convidados, mas não compareceram. “Vamos oficiá-los novamente, inclusive por meio de convocação se necessário, e agendar uma nova data, porque queremos respostas deles também”, finalizou.

O JE questionou a Prefeitura de São Roque sobre a ausência dos representantes no encontro e também a respeito da possibilidade de uma nova reunião com a presença de todas as partes envolvidas.

Em resposta, a administração informou que o diretor de Saúde não pode comparecer ao evento devido a questões de saúde, fato que foi informado à Câmara Municipal com antecedência. “A Prefeitura de São Roque reforça seu compromisso com relação à saúde municipal e segue trabalhando para garantir o melhor atendimento a toda população”, disse o governo são-roquense.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.