14/01/2022 às 11h30min - Atualizada em 14/01/2022 às 03h21min

Alistamento Militar pode ser feito on-line até o dia 30 de junho

Prazo teve início no dia 1º de janeiro

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Teve início no dia 01 de janeiro, o prazo para o alistamento militar obrigatório. A exemplo dos anos anteriores, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 podem se alistar via internet, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta do Serviço Militar, mantida pela Prefeitura de Mairinque. Para os nascidos em anos anteriores a 2004, o alistamento é somente presencial. O prazo segue até o dia 30 de junho.

Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais, para o cadastro diretamente na Junta de Serviço Militar o cidadão precisa levar um documento de identificação (RG, CNH ou Certidão de Nascimento) e um comprovante de residência. Em qualquer situação o cidadão, quando do comparecimento presencial, deverá pagar uma taxa referente ao Certificado de Dispensa, a qual será emitida uma guia para o pagamento da mesma.

O alistamento militar passou a ser informatizado a partir do ano de 2018. Desde então, para este serviço específico não é mais necessário o comparecimento à Junta de Serviço Militar. O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como obter passaporte ou prorrogação de sua validade; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; Obter registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Após o alistamento militar online, o cidadão necessita acompanhar no próprio site do alistamento, o andamento de sua situação e eventuais agendamentos para o comparecimento até a Junta de Serviço Militar, que fica na Avenida Vinte e Sete de Outubro, 371, Vila Sorocabana. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. Para mais informações e dúvidas, o telefone/WhatsApp é o (11) 4718-6117.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.