Lance no consórcio de veículos: saiba como acertar e ser contemplado

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação
Foto sobre "Lance no consórcio de veículos: saiba como acertar e ser contemplado"

Recorrer ao consórcio de veículos é uma excelente decisão para comprar esse bem sem juros e de forma planejada. Ao mesmo tempo, é preciso estar ciente sobre a necessidade de esperar a contemplação. A boa notícia é que você tem a chance de tornar esse processo mais rápido.

Por meio da oferta de lance no consórcio, você aumenta as suas chances porque já não depende do sorteio para ser contemplado. Porém, é necessário desenvolver uma estratégia adequada para aproveitar essa oportunidade.

A seguir, descubra como dar lances melhores e antecipe sua contemplação no consórcio de veículos!

O que são lances?

O lance em um consórcio funciona como uma espécie de adiantamento do pagamento em relação à carta de crédito contratada. Ele é facultativo, então você não é obrigado a dar um lance. Porém, como verá, é uma forma de se aproximar do seu sonho, pois eles oferecem uma nova alternativa de contemplação.

Cada administradora define os tipos de lance que serão aceitos, mas três são os principais. Confira como eles funcionam:

Lance fixo

O lance fixo corresponde a um percentual único da carta de crédito, como 30% ou 20% do valor, por exemplo. Todos os consorciados que o disponibilizam participam de um sorteio extra e à parte, do qual sai, ao menos, um contemplado.

Lance livre

O lance livre é definido a critério de cada participante do grupo de consórcio que deseje oferecê-lo. Normalmente, quem dá o lance com o maior valor é o contemplado por essa modalidade.

Lance embutido

O lance embutido corresponde a uma porcentagem a ser descontada do valor referente à carta de crédito. Então, se você der esse tipo de lance e for contemplado, terá acesso a um valor menor referente à carta de crédito.

Quais as vantagens dos lances no consórcio de veículos?

Recorrer à estratégia de lances, independentemente do tipo, pode ser vantajoso para você. Afinal, essa é uma forma de tentar antecipar a sua contemplação. Em vez de depender apenas dos sorteios, você pode desenvolver uma estratégia para aproximá-lo da liberação do valor da sua carta de crédito.

No caso de um consórcio de veículos, dar o lance vencedor permite que você compre seu novo veículo em menos tempo. Logo, faz sentido para aproveitar mais rapidamente o bem de interesse.

Como acelerar a contemplação pelos lances?

Caso você queira utilizar o lance para adiantar sua contemplação no consórcio de veículos, saiba que é importante desenvolver uma estratégia para fazer a melhor oferta. Nesse caso, existem dicas que podem ajudá-lo. Veja!

Conheça as condições do seu contrato

Antes de oferecer qualquer lance é essencial conhecer o que diz o seu contrato do consórcio. Cada administradora tem regras específicas, então é preciso entender o que se aplica ao que você escolheu.

Confira quais são os tipos de lances autorizados pela administradora e quais são os percentuais da carta de crédito, caso aplicável. Desse modo, você saberá se pode juntar dois tipos de lances diferentes, como o embutido para completar o fixo.

Junte recursos para o lance

Ciente de que você deseja dar lances no consórcio de veículos, é necessário começar a juntar o dinheiro desde já. Quanto mais cedo você fizer isso, maior será o valor acumulado e maiores serão as suas chances de conseguir a contemplação desejada.

É interessante pensar que, ao contrário do financiamento, o consórcio não exige entrada. Então, use isso a seu favor e guarde o que seria oferecido nesse momento inicial.

Também vale a pena complementar o valor com ajuda de um planejamento financeiro. Ao organizar o orçamento, você terá maior capacidade de economia.

Identifique o comportamento do seu grupo

Dar um lance no consórcio também é uma questão de estratégia e depende do comportamento do seu grupo. Portanto, é importante conferir as informações gerais do seu grupo.

Entenda, por exemplo, qual é a média mensal de contemplação e quais costumam ser os lances vencedores. Assim, você tem uma ideia se o seu montante está acima ou abaixo da média. A partir disso, é possível planejar o número mais adequado e que pode aproximá-lo da contemplação.

Evite períodos mais concorridos

Historicamente, existem alguns momentos que são mais movimentados de lances. Com mais concorrência, suas chances de ser contemplado são menores. Portanto, o ideal é buscar épocas em que menos pessoas dão lances, pois isso torna a sua oferta mais atraente.

Períodos de recebimento do 13º salário e o final do ano, como um todo, tendem a ser muito concorridos devido ao maior fluxo financeiro. Já épocas de pagamento de impostos anuais ou de despesas recorrentes costumam ter menos lances. Estude esse comportamento e explore as brechas para fazer sua oferta.

Com essas dicas, agora você sabe como é possível antecipar sua contemplação no consórcio de veículos por meio dos lances. Com uma estratégia adequada para o seu grupo e seu contrato, suas chances se multiplicam.

Aproveite para comprar seu veículo com um consórcio!

Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.