22/12/2021 às 16h30min - Atualizada em 22/12/2021 às 14h44min

IPVA 2022: Governo de São Paulo divulga valor venal dos veículos

Calendário de pagamentos terá início no dia 10 de janeiro

- Foto: Pixabay
Fonte: Portal G1

O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (22) os valores venais das 12.221 distintas marcas dos carros disponíveis para o pagamento da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. De acordo com informações do Portal G1, a consulta de quanto cada proprietário pagará exatamente de IPVA ainda não foi disponibilizada e a divulgação deve ocorrer até 31 de dezembro.

A Secretaria da Fazenda prevê angariar R$ 21,8 bilhões com o pagamento em 2022. O Diário Oficial anunciou nesta manhã o valor venal e, para saber o valor aproximado da taxa, é necessário realizar um cálculo baseado na alíquota do automóvel. Além disso, é possível consultar o valor venal pela internet com o código de IPVA e o ano de fabricação do carro.

As alíquotas do imposto para automóveis particulares novos e usados seguem as mesmas:

4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões; veículos de locadoras, registrados em São Paulo, terá alíquota reduzida de 4% para 1%.

Neste ano, o valor venal dos veículos teve uma alta de 22,54% em média, conforme pesquisa anual realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.

A maior valorização foi armazenada nos preços de venda de caminhões usados, que proporcionaram 25,17%. Essa alta foi seguida por camionetas e utilitários, com 23,50%. As motocicletas encerraram em 23,33%. Já os valores de venda de veículos registraram média de 21,99% acima do valor alinhado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 15,57% de variação.

Calendário

Na terça-feira (21), foi divulgado o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do próximo ano. Ainda segundo o G1, os donos de carros usados que quitarem o imposto em parcela única terão um desconto de 9%. Anteriormente, o pagamento em uma única parcela tinha desconto de 3% do valor total do imposto. Além disso, será possível realizar o pagamento do IPVA em até cinco vezes sem juros.

Este calendário começa no dia 10 de janeiro e, de acordo com informações, os proprietários de automóveis usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Já para donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que escolherem também terão a possibilidade de parcelar em cinco vezes, sem desconto.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo autorizou na semana passada o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA para carros usados em até cinco vezes. Anteriormente, o pagamento ocorria em, no máximo, três parcelas.

O contribuinte que não recolher o imposto fica sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

A frota absoluta no estado é de aproximadamente 26 milhões de automóveis. Desse total, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Cerca de 610 mil veículos foram considerados imunes, dispensados ou isentos do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

Confira a seguir as datas das parcelas

Fonte: Secretaria da Fazenda


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.