16/12/2021 às 19h51min - Atualizada em 16/12/2021 às 19h51min

Como montar uma clínica de reabilitação para alcoólatras

Nossa equipe reuniu algumas dicas que podem fazer a diferença para quem deseja investir nesse ramo, e procura saber um pouco mais sobre o assunto.

O álcool é a droga mais consumida pela população mundial nos dias atuais, e a demanda por novas clínicas de reabilitação para alcoólatras, apesar de ser uma triste realidade, acaba se mostrando como uma boa opção de investimento. 

De acordo com dados preocupantes divulgados pela OMS, 3% da população brasileira com mais de 15 anos é dependente, um percentual aparentemente baixo, mas que na realidade, representa cerca de 4 milhões de pessoas.

Segundo pesquisadores do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD), esses números estão relacionados ao fato do consumo de álcool ser legalizado, além de culturalmente aceito, e muitas vezes incentivado pela sociedade.

O uso indiscriminado de bebidas alcoólicas, está entre os fatores de risco mais impactantes para o aumento da morbidade e de incapacidades físicas, sendo associado direta e indiretamente a cerca de 6% das mortes no mundo.

Além disso, o aumento do consumo excessivo de álcool é diretamente proporcional ao crescimento no número de crimes sexuais, homicídios, e casos de violência doméstica.

Diante de todos esses números e estatísticas alarmantes, fica bem mais fácil entender o motivo do aumento pela procura por boas clínicas de recuperação para alcoólatras.

Esse é um tipo de investimento, que certamente pode ser levado em consideração na hora de se buscar por um negócio lucrativo e sustentável.

Contudo, acima de tratar do assunto apenas como empresa e números, é necessário pensar no sofrimento do dependente e dos familiares, e principalmente no propósito benéfico que este trabalho pode trazer para a sociedade.

Ainda assim, é preciso ter em mente que um empreendimento deste calibre, pode ser muito desafiador, e vários pontos precisam ser observados com cautela, ou podem ser responsáveis pelo fracasso iminente.

Por este motivo, nossa equipe decidiu reunir algumas dicas e informações que podem fazer a diferença para quem deseja montar uma clínica de reabilitação para alcoólatras, além de saber um pouco mais sobre o assunto.  

O investimento necessário para se montar uma clínica de reabilitação para alcoólatras

O primeiro passo para se montar uma clínica de reabilitação para alcoólatras é a elaboração do Estudo de Viabilidade, que ajudará a determinar exatamente o que é necessário na área em que se deseja implantar a clínica.

 

 

Isto fornecerá informações importantes que serão utilizadas para se planejar o orçamento de gastos, além de demonstrar de forma teórica, a rentabilidade que o negócio poderá prospectar, com base em uma série de dados.

A grande verdade, é que um centro de tratamento com condições reais de abrigar e tratar dependentes químicos e alcoólatras, necessita de um alto investimento.

Isto se deve aos custos consideráveis com a propriedade e as adaptações necessárias para obter-se uma estrutura apropriada, além da contratação e remuneração das equipes técnica e administrativa.

Um bom Estudo de Viabilidade deverá destacar os gastos associados ao tipo de clínica, além das modalidades a serem implantadas e os níveis de atendimento, entre outros aspectos importantes do projeto.

Como em qualquer empresa, será necessário também elaborar um Plano de Negócios, levando-se em conta que boa parte do orçamento deve estar direcionado para a gestão de marketing.

Tanto as campanhas de marketing digital tem se mostrado um dos fatores decisivos para se alcançar a receita desejada nos dias de hoje, como a divulgação através dos meios convencionais, como rádio e TV, ainda tem o seu valor.

A documentação necessária

Uma clínica de reabilitação para alcoólatras é muito parecida com um consultório médico, onde se faz necessário a apresentação de documentos específicos para a obtenção de uma licença especial, tendo em vista que serão realizados tratamentos e internações no local.

Nesse sentido, é preciso seguir todos os passos à risca, de acordo com as legislações vigentes no país, e dentro do que os órgãos regulamentadores exigem, onde um zoneamento médico comercial também será necessário.

É preciso adequar-se à atuação dos órgãos competentes, para a obtenção de documentos como, alvará de funcionamento expedido pela prefeitura, além das liberações por atender aos requisitos da ANVISA e do Corpo de Bombeiros.

Trabalhar em qualquer empreendimento de acordo com as normas técnicas, é algo fundamental, e tratando-se de uma clínica para recuperação de alcoólatras, a preocupação com esses trâmites é ainda maior.

É muito importante estar em contato com um contador particular ou mesmo com um escritório de contabilidade, que ficará responsável pelo gerenciamento das finanças e a prestação de contas, além de manter o controle sobre os documentos fiscais.

A importância do recrutamento de uma equipe técnica qualificada  

Quando falamos em tratamento para alcoólatras, é extremamente importante olhar para o dependente, como alguém que possui uma doença crônica, e que necessita de um acompanhamento profissional e individualizado.

 

 

Algumas questões primárias precisam ser levadas em conta, como o nível de dificuldade para conter o desejo de consumir álcool, e o impacto que isso tem causado na rotina do paciente.

O tipo de abordagem multidisciplinar utilizada em uma clínica de reabilitação para alcoólatras, é o que permite identificar se existe uma dependência, ou somente o uso nocivo da bebida.

O atendimento precisa ser elaborado por uma equipe obrigatoriamente composta por médicos psiquiatras e clínicos gerais, além de psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos.

Estes profissionais atuam de modo integrado, na aplicação do programa terapêutico, observando cada caso isoladamente, uma vez que o contexto em que os indivíduos se encontram sempre serão diferentes.

A união da equipe multidisciplinar, tem se mostrado a maneira mais consistente para se elaborar diretrizes satisfatórias para o tratamento, e o cuidado no momento da contratação de cada um dos especialistas, será a garantia dos resultados positivos na recuperação dos pacientes. 

A estrutura de uma clínica para recuperação de alcoólatras 

Acima de tudo, é muito importante que a clínica de reabilitação para alcoólatras seja implantada em um local estratégico, garantindo a paz, a tranquilidade e a discrição aos pacientes.

Deve-se olhar atentamente para a estrutura física e a necessidade de se fazer adaptações no local, sendo que a instituição precisa ser capaz de fornecer os primeiros socorros em casos de crises mais intensas.

O ambiente precisa ter boas condições de higiene, além de ser confortável, e se possível, manter uma área recreativa ampla, composta por jardins, horta, refeitório e quadra poliesportiva.

O tempo de internação pode ser longo, e em alguns casos o dependente precisará se isolar completamente do convívio social para que o tratamento seja satisfatório, evitando futuras recaídas.

De fato, um ambiente confortável e acolhedor pode fazer toda a diferença, além de contribuir para que o processo de recuperação seja menos doloroso para o paciente e para os familiares.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.