23/11/2021 às 15h32min - Atualizada em 23/11/2021 às 15h32min

Ao menos 43 municípios de SP cancelam carnaval em 2022 em razão da pandemia

Prefeituras temem que a festa possa provocar uma nova onda de contágio

- Foto: Pixabay
Fonte: Portal G1

Ao menos 43 municípios do estado de São Paulo decidiram cancelar o carnaval em 2022 em razão da pandemia de coronavírus. Dentre elas estão Sorocaba, Poá, Botucatu, Mogi das Cruzes e Suzano, sendo o segundo ano consecutivo que o evento não será realizado nessas cidades.

Ainda que as taxas de ocupação estejam baixas e os índices do vírus registrem melhoras no comparativo com os piores meses de pandemia, na análise de alguns prefeitos municipais, o momento deve ser de cautela.

As administrações temem que a festa possa provocar uma nova onda de contágio e voltar a abranger o número de casos e mortes.

De acordo com informações do Portal G1, a média móvel diária de óbitos é de 72 nesta terça-feira (23) no estado. O número é 15% maior do que o apontado há 14 dias, o que para pesquisadores indica tendência de estabilidade. Já a média diária de casos positivos é de 1.400, valor 33% maior do que o de 14 dias atrás.

Outro motivo citado é a situação econômica de alguns municípios, que afirmam não ter verba para a folia.

Em Sorocaba, por exemplo, a Prefeitura disse às escolas de samba que não disponibilizará recursos públicos para a festa, mas os locais estão se organizando para a realização de um Carnaval paralelo, o que foi permitido pela gestão municipal.

Taubaté também cancelou o evento oficial, mas autorizou que cada escola prepare sua própria festa dentro de suas respectivas sedes. Entretanto, na cidade de Jundiaí foi proibido qualquer tipo de festa.

Já na capital paulista, o calendário segue mantido. No início deste mês, a gestão recebeu 867 inscrições para desfiles em blocos de rua.

A concretização da festa depende da situação da pandemia, mas a prefeitura já sinalizou que a celebração deve acontecer sem restrições sanitárias, com a previsão de que 15 milhões de pessoas participem do Carnaval 2022 na capital.

Conforme declarou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, os municípios têm autonomia para decidir sobre a realização do evento e não precisam prestar esclarecimentos à gestão estadual.

Veja a lista das cidades que já decidiram cancelar o carnaval:

Botucatu Lins Itápolis Ibitinga Borborema Sorocaba Jundiaí Cabreúva Jarinu Campo Limpo Paulista Várzea Paulista Itatiba Itupeva Marília Mogi das Cruzes Poá Suzano Salesópolis Potirendaba Franca Mogi das Cruzes Monteiro Lobato São Bento do Sapucaí Barrinha Jaboticabal Pitangueiras Guariba Pradópolis Taquaritinga Dumont São Simão Santa Ernestina Guatapará Monte Alto Dobrada Cunha Natividade da Serra Ubatuba Taubaté Santa Isabel Roseira Paraibuna Santo Antônio do Pinhal
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.