17/11/2021 às 13h43min - Atualizada em 17/11/2021 às 13h43min

Chlorella – benefícios e efeitos da potente microalga

Imagem: Pinterest

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os benefícios de uma alimentação saudável, bem como mostram-se interessadas ??em aprender mais sobre o papel dos nutrientes na saúde e quais alimentos são a fonte mais segura para obtê-los.

Alguns pequenos, mas poderosos alimentos, podem ganhar pontos com uma combinação única de ingredientes valiosos para o organismo humano. Este é o caso do impressionante perfil de nutrientes da chlorella, uma microalga de água doce de cor verde intenso, devido à sua grande concentração de clorofila.

Entretanto, a chlorella não é apenas convincente pela grande quantidade de macronutrientes e micronutrientes. Essa microalga é especialmente fascinante por causa de seus efeitos desintoxicantes e de limpeza corporal.

É realmente incrível, mas essa alga unicelular que só ganhou status de superalimento nos últimos anos, é na verdade uma das plantas mais antigas do planeta. A chlorella existe há 2 milhões de anos, mas sua exploração como fonte alternativa de alimento teve início apenas na década de 1940.

Existe mais de 30 tipos diferentes de chlorella, dos quais os mais comuns são Chlorella vulgaris e Chlorella pyrenoidosa. A alga inteira é usada para fazer suplementos nutricionais e medicamentos e, atualmente, é uma das espécies mais estudadas no mundo.

Embora seja usada como alimento em alguns países orientais ela é, na sua maioria, comercializada como um suplemento dietético, como chlorella em cápsulas ou em forma de pó, extrato ou grânulos para suprir insuficiências nutricionais ou tratar uma ampla gama de problemas de saúde.

Nutrientes da chlorella

A chlorella é rica em proteínas, ferro, vitamina B12, cálcio, ômega-3 e minerais. Também é muito densa em fibras, carboidratos complexos e antioxidantes como a luteína e a vitamina C. Todos os benefícios incluídos nesta planta aquática despretensiosa significam que ela mais do que merece sua designação de superalimento.

Aqui você encontrará 10 benefícios que a chlorella oferece:

1. Fantástica fonte de proteína para o corpo.

A chlorella é composta de mais de 50% de proteína e contém todos os nove aminoácidos essenciais, tornando-a uma fonte de proteína completa. É provavelmente uma das plantas comestíveis mais ricas em proteínas.

2. Rica em antioxidantes.

O pigmento verde da chlorella – clorofila – a torna um poderoso antioxidante. A clorofila contida na chlorella aumenta a proteção, bem como a capacidade regenerativa de cada célula do corpo.

3. Fonte de minerais.

Chlorella fornece uma infinidade de minerais, entre os quais estão ferro, magnésio, zinco, cobre, potássio, cálcio e ácido fólico. A ingestão regular de chlorella fornece o melhor suprimento possível destes minerais listados.

4. Valiosa em vitaminas.

Chlorella contém vitaminas C e B, que podem garantir a saúde da pele, cabelo e unhas. Contém uma quantidade particularmente elevada de vitamina B12, que de outra forma só é encontrada em produtos de origem animal. A microalga é uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12.

5. Protege o coração e reduz os níveis de açúcar no sangue.

A chlorella possui 10% de gordura na sua composição, especialmente ácidos graxos ômega-3. A ingestão consciente de ômega-3 pode melhorar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Estudos mostram que essa microalga também tem efeitos hipoglicêmicos – o que significa que reduz os níveis de açúcar no sangue em jejum em pessoas com hiperglicemia.

6. Pode fortalecer o sistema imunológico.

O sistema imunológico é um sistema complexo composto de vários mecanismos e células que entram em ação quando um invasor entra no organismo. A chlorella demonstrou, em vários estudos, aumentar a função imunológica.

7. Capaz de atuar na desintoxicação de metais pesados.

Existem muitas maneiras pelas quais as pessoas são expostas a metais pesados, incluindo chumbo, mercúrio, urânio e cádmio. Essas toxinas podem ser encontradas no ar e na água poluídos, alimentos, recipientes de alimentos, medicamentos e até tintas. A Chlorella pode evitar que essas toxinas se fixem nos tecidos moles do seu corpo, pois é capaz de se ligar a elas e eliminá-las mais facilmente. Estas microalgas também tornam mais fácil para o corpo suportar os tratamentos de câncer porque aceleram o processo de desintoxicação.

 8. Efeito de revitalização do organismo.

Chlorella estimula a produção de glóbulos vermelhos, por isso é especialmente apreciada pelos atletas. Também ajuda a combater a fadiga e o estresse. Ferro e vitamina B12 desempenham um papel na formação dos glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os órgãos e músculos. Portanto, eles não são apenas essenciais para o funcionamento dos músculos, mas também vitais.

9. Regula a atividade intestinal.

As microalgas parecem ter um efeito positivo na flora intestinal. Estudos registraram um aumento nos lactobacilos quando a chlorella foi administrada, proporcionando um ambiente intestinal saudável. Os lactobacilos regulam o pH do intestino através da produção de ácido láctico, promovendo a digestão e também protegendo contra potenciais patógenos.

10. Fornece energia de longa duração.

A chlorella é conhecida por aumentar os níveis de energia naturalmente devido à sua alta concentração de nutrientes essenciais. Ao contrário das bebidas com cafeína, fornece energia a nível celular. Essas microalgas também demonstraram aumentar a força e a resistência ao retardar os danos musculares e a exaustão durante o treino. Esta é a razão pela qual muitos atletas optam por suplementação com algas, como a chlorella.

Onde encontrar suplementos de Chlorella?

Incluir Chlorella na sua dieta é um grande passo em direção a uma alimentação mais saudável e ecologicamente correta. A Oh Minhas Vitaminas! (OMV) oferece suplementos dietéticos que combinam a alga chlorella, além de outros superalimentos e suplementos 100% veganos.

Vale destacar que durante a Black Friday a marca OMV está com a promoção 20% OFF em suas compras no e-commerce e frete grátis em todos os pedidos. Obtenha autorização do seu médico ou nutricionista antes de introduzir a Chlorella em sua alimentação e, depois disso, tudo o que resta fazer é relaxar e assistir essa gigante verde fazer sua mágica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.