16/11/2021 às 14h45min - Atualizada em 16/11/2021 às 14h45min

Intervalo da dose de reforço da vacina passa de 6 para 5 meses para todos os adultos

Ministério da Saúde afirma que nova etapa vai contemplar maiores de 18 anos

- Foto: Evander Portilho
Fonte: Portal G1

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) a diminuição do intervalo da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O prazo passou de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses). Ao mesmo tempo, a partir de agora, a dose adicional está autorizada para qualquer cidadão com mais de 18 anos.

"Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Anteriormente, a dose de reforço era permitida somente para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

Queiroga esclareceu que o ministério não divulgará um cronograma por faixa etária para tomar a dose adicional.

"Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização", declarou Queiroga.

Para a dose de apoio, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome uma vacina distinta da usada no esquema vacinal. "É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma", explicou o ministro.

Pessoas vacinadas com Janssen

Pessoas que tomaram o imunizante da Janssen, de dose única, irão tomar a segunda dose da mesma vacina primeiro, segundo informou Marcelo Queiroga.

"Hoje nós sabemos que é necessária uma proteção adicional dessa vacina. Como temos um quantitativo, não será um esforço muito grande. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente", disse Queiroga.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.