16/11/2021 às 11h33min - Atualizada em 16/11/2021 às 11h33min

Confira cinco dicas para organizar os estudos uma semana antes do Enem

É muito comum que nos dias que antecedem a prova o aluno fique ansioso demais, colocando em risco todo aprendizado adquirido nesse tempo

- Foto: Divulgação / Sabrina Oliveira
Assessoria de Imprensa

Nos dias 21 e 28 de novembro acontece o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, uma oportunidade aguardada por milhares de pessoas que sonham em ingressar nas melhores faculdades do país, utilizando a nota do exame.

Muitos estudantes passam o ano todo fazendo sua preparação através de cursinhos particulares, gratuitos ou por algum método próprio. Porém, é muito comum que nos dias que antecedem a prova o aluno fique ansioso demais, colocando em risco todo aprendizado adquirido nesse tempo.

“Eu tinha muita dificuldade na organização, tanto das tarefas para serem feitas quanto selecionar as prioridades nos estudos. Nenhum cursinho ou escola ensina o aluno a estudar, apenas cobram o conteúdo para prova e depois disso pode esquecer. E no Enem é tudo diferente”, conta Ana Laura Oliveira Santos, que além desses problemas, ainda tinha que lidar com a ansiedade.

A estudante passou no Exame Nacional, aumentando de 684 para 790 pontos, e hoje cursa medicina na Universidade Federal São João Del Rei, em Minas Gerais, após aplicar o aprendizado de organização de rotina e estudos.

Ela conta que a diferença está em equilibrar a rotina diária com disciplina e humanização nos estudos, entendendo que cada pessoa precisa de uma atenção específica para organizar isso.

“Muita gente se sente perdida na reta final, principalmente nos dias que antecedem a prova, e manter o preparo físico e emocional em equilíbrio é fundamental para alcançar um bom resultado”, explica Sabrina Oliveira, especialista em ensino aprendizagem, autora de materiais didáticos e desenvolvedora de um método de organização de estudos, que auxiliou mais de 2 mil estudantes a melhorar o desempenho na prova.

Dica 1 - Descansar: nessa etapa é bem comum que o candidato se sinta no seu limite emocional e físico. Apenas descanse! Se alimente de maneira equilibrada e durma, ao menos, 8 horas por noite para repor as energias necessárias. “O maior erro, neste caso, é querer aproveitar cada segundo para revisar conteúdo. Dedique um tempo para o estudo, mas não se esqueça de manter uma rotina saudável”, enfatiza Sabrina Oliveira.

Dica 2 - Revisar: No período estipulado para o estudo, aproveite para revisar o conteúdo programático ao invés de tentar absorver coisas novas.

Dica 3 - Segurança no conteúdo: Aproveite também para voltar naquela matéria que mais se sente inseguro e faça uma revisão com tranquilidade, buscando tirar as dúvidas que ainda estão pendentes.

Dica 4 - Erros do simulado: Também é importante revisar simulados antigos para diagnosticar os erros e corrigi-los a tempo.

Dica 5 - Reler as redações: A redação é uma das etapas mais importantes no Enem, responsável por boa parte da nota. Releia redações antigas e que foram corrigidas para evitar repetir erros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.