CBA conclui simulado virtual de emergência no interior de São Paulo

Exercício aconteceu em Alumínio, onde está instalada a Fábrica da Empresa, com a participação de moradores da área de influência da Barragem do Palmital

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação
Foto sobre "CBA conclui simulado virtual de emergência no interior de São Paulo"

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou, hoje (28/10), o simulado anual de emergência da Barragem do Palmital, em Alumínio (SP). Devido à pandemia da Covid-19 e seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o simulado foi realizado, pela segunda vez, de forma virtual, por meio de um aplicativo desenvolvido pela Empresa. Participaram do treinamento, de forma virtual, 75,2% das pessoas que fizeram o download do APP.

O formato contou com a avaliação do Major PM Erich Nelson Cardoso Hoffmann, representando a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que esteve em Alumínio para acompanhar o exercício. "Mais uma vez, o simulado se mostrou eficiente e importante para a população, principalmente, pelo fato de ter acontecido pelo aplicativo da CBA. Com o uso de tecnologia é possível aproximar e informar os moradores de Alumínio, evitando as aglomerações, pois ainda estamos em período de pandemia", destaca.

Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA, reforça que, além da finalidade de realização do simulado virtual, o aplicativo é uma ferramenta de apoio à comunidade para uso permanente. "Recomendamos que a população mantenha o app em seus celulares mesmo após o treinamento, uma vez que ele continuará funcionando em eventuais necessidades para acesso a informações e atualizações importantes sobre situações de emergência, facilitando o percurso em rotas de fuga", comenta.

O promotor de Justiça de Sorocaba (SP), Antônio Domingues Farto Neto, acompanhou o simulado. Para ele, a experiência do exercício representa um ato de educação ambiental e de consciência da responsabilidade de cada um, seja da população ou dos empregados da CBA. "A participação de todos é muito importante, daí a presença do Ministério Público".

Thiago Righi, analista de educação ambiental da Cetesb (Agência Itu), esteve nas três edições do simulado. Na sua avaliação, a forma que a CBA encontrou para manter o exercício foi de grande inovação, informando e conscientizando a população. "A ideia do aplicativo combina muito com os tempos atuais. Do lado da Cetesb, continuamos acompanhando todos os planos de emergência apresentados pela CBA".

Para Marcus Barbosa, diretor do departamento de Meio Ambiente de Alumínio, o simulado é vital para deixar a população ciente dos procedimentos a seguir em casos de necessidade. "Nós do poder público, representando a prefeitura de Alumínio, parabenizamos a CBA que, mesmo em tempos de pandemia, se adaptou e foi buscar, através da tecnologia, realizar mais uma vez esta operação".

Procedimentos - O exercício teve início às 10h, com o toque das sirenes de aviso de teste. As equipes de CBA acompanharam, nos pontos de encontro, para orientar os moradores de Alumínio sobre possíveis dúvidas e garantir que a participação online ocorresse, evitando, assim, possíveis aglomerações.

Após concluir a simulação, a população foi convidada, pelo app, a avaliar a experiência sob aspectos como a qualidade do som das sirenes e as funcionalidades do sistema, por exemplo. "O feedback é essencial para identificarmos possibilidades de melhorias no aplicativo. Por exemplo, para este ano, disponibilizamos uma versão atualizada indicando o ponto de encontro mais próximo da localização do usuário, conforme as sugestões de participantes do ano anterior", afirma Faria.

Sobre o aplicativo
Desenvolvido especialmente para a CBA, o aplicativo Alerta de Barragem - Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android e iOS, e está disponível para download nas lojas do Google Play e Apple Store. O funcionamento dos recursos depende da atualização constante do sistema operacional do aparelho e da habilitação do GPS. A ferramenta permanecerá disponível para uso, mesmo após a pandemia, como apoio aos moradores.

Confira mais informações sobre o aplicativo no vídeo "Simulado Barragem Palmital"

Baixe o app nos links a seguir:
IOS
Android

Sobre o simulado
Realizado anualmente, o simulado de emergência faz parte das iniciativas do Plano de Atendimento Emergencial (PAE) da barragem do Palmital, implementado ano passado, de forma a alinhar às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes. O simulado contou com a participação das Defesas Civis estadual e municipal, Polícia Militar, Grupo CCR - Via Oeste, Ministério Público de Estado de São Paulo, Cetesb e equipe da CBA.

 

 

Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.