22/10/2021 às 09h00min - Atualizada em 22/10/2021 às 02h40min

Polícia Civil de São Roque alerta população sobre golpes envolvendo o PIX

Equipes realizam trabalhos de investigação para localizarem os autores dos casos de sequestro na região

- Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Desde que o PIX foi implementado nos bancos do estado de São Paulo, os sequestros-relâmpago e golpes na região crescem a cada dia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre janeiro a julho deste ano, houve um aumento de 39,1%, com 206 boletins de ocorrência de sequestro-relâmpago.

Já em São Roque, segundo informações da Polícia Civil, essa nova modalidade de crime passou a ser registrada a partir do mês de julho e, atualmente, totalizam em oito ocorrências ligadas a transferências por PIX através de roubos, golpes de WhatsApp ou até mesmo sequestros-relâmpago.

Com relação ao último exemplo citado, as autoridades têm realizado trabalhos de investigação para localizarem os autores dos casos de sequestro na região, que ultimamente foram veiculados pela imprensa local e causaram grande repercussão.

Em julho, um casal de idosos foi sequestrado enquanto seguia de carro pela Estrada Mário de Andrade, localizada em São Roque, e só foram libertados após quatro horas em posse dos bandidos ao realizarem transferências via PIX.

Duas semanas após serem vítimas do crime, os idosos sofreram uma nova tentativa de sequestro no momento em que passavam pela Estrada Darcy Penteado – também localizada na cidade –, e estavam indo em direção à residência onde moram. Segundo informações, os bandidos pararam um carro na frente e saíram armados.

Na ocasião, ao ver que se tratava outra ação criminosa, o idoso acelerou e arrancou a porta do veículo dos bandidos. Durante a evasão, o carro das vítimas foi alvejado pelos tiros dos ladrões, mas ninguém se feriu.

E na primeira quinzena de setembro, um pai de 73 anos, juntamente com seu filho de 46, também foi sequestrado por criminosos fortemente armados enquanto dirigia uma caminhonete sentido Canguera, por volta das 09h40, em uma estrada deserta no bairro do Carmo.

Os homens teriam feito ameaças com arma na cabeça das vítimas, no momento em que pediram a senha “chave” do PIX, transferindo e roubando grande quantidade de dinheiro. De acordo com a polícia, após o sequestro, o pai e o filho foram deixados pelos bandidos na região de Cotia e, depois de buscas policiais, o veículo foi encontrado abandonado em Osasco.

Recomendações de segurança

O escrivão-chefe da Delegacia de Polícia de São Roque, em contato com o Jornal da Economia, fez algumas recomendações de segurança que, de acordo com ele, ajudam a coibir essas tentativas. “A orientação para conter essa modalidade é a mudança de rotina. Sempre recomendamos que a pessoa mude trajetos e horários e também fique constantemente atenta à possibilidade de estar sendo seguida por alguém”, afirmou o profissional.

Góes ainda destacou que, assim que perceber uma movimentação suspeita, o munícipe imediatamente deve entrar em contato com a Polícia Militar através dos números 190.

Atrativo para as pessoas

O PIX foi criado pelo Banco Central e é bastante popular entre os brasileiros. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 51% das transações são feitas por celulares ou tablets, e é exatamente essa facilidade que atrai clientes.

Anteriormente, o método mais conhecido de transferir valores entre bancos era por TEDs ou DOCs, que tinham taxas de juros e eles não podiam ser realizados todos os dias ou horas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.