22/10/2021 às 09h30min - Atualizada em 22/10/2021 às 02h32min

Vereadores de São Roque afirmam que prefeito utiliza a Guarda Municipal para segurança particular

Segundo Cabo Jean e Marquinho Arruda, a Guarda Civil Municipal precisa atender exclusivamente a população

- Foto: Reprodução / Facebook

Os vereadores Cabo Jean e Marquinho Arruda fizeram uma transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (21), na sede da Prefeitura Municipal de São Roque, onde disseram que o prefeito da cidade, Guto Issa, estaria utilizando os serviços de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) de forma particular.

“Nós temos um número pequeno de guardas municipais, infelizmente tivemos baixas por óbitos ou até mesmo aposentadorias nos últimos anos, então o prefeito colocar dois GCMs à disposição dele com tantos problemas que temos na cidade?! O certo é colocar a guarda para atender a população. No tempo que eu estou em São Roque eu nunca vi uma situação dessa”, disse Cabo Jean, ressaltando que a GCM sempre teve dificuldades pelo seu efetivo reduzido.

O Jornal da Economia questionou a administração são-roquense sobre as acusações e, em resposta, a Prefeitura informou que “tem a prerrogativa, estabelecida pela Lei 4.292 de 9 de outubro de 2014, expressa pelo artigo 4º e inciso XVII, de zelar pela segurança do patrimônio público e autoridades, entre elas o prefeito do município”.

O governo ainda diz que, historicamente, a corporação determina que seus guardas estejam presentes em espaços públicos, bem como o Paço Municipal. “Portanto, não há segurança particular e sim a segurança do Prefeito Municipal no exercício de suas atribuições. A presença de guardas civis municipais nos prédios públicos representa o estrito cumprimento da lei e a garantia de segurança a servidores e munícipes. Essa é a Prefeitura de São Roque cuidando do patrimônio público e zelando pela segurança de todos”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.