20/10/2021 às 12h46min - Atualizada em 20/10/2021 às 12h48min

Vereador se reúne com idosos para reabertura do CCI em São Roque

Após ouvir todas as demandas do grupo, Diego Costa se prontificou em levar os pedidos ao prefeito da cidade, Guto Issa

- Foto: Divulgação

Na semana passada, o vereador Diego Costa recebeu na Câmara Municipal um grupo de idosos que foram reivindicar a retomada das atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O parlamentar relembra que em março do ano passado as atividades presenciais do CCI foram suspensas por conta da Covid-19, mas os idosos continuaram interagindo através das plataformas digitais, inclusive tendo aulas virtuais de artesanato e ginástica. “No ano passado, em 2020, o CCI passou a ser integrado junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Essa ação deixou os nossos idosos tristes e preocupados, pois era um espaço que oferecia muitas atividades e também fornecia refeições. Os integrantes do CCI tinham todo um cronograma, praticavam atividades físicas e participavam de eventos estaduais, como o JORI (Jogos Regionais do Idoso)”, informa.

Após ouvir todas as demandas dos idosos, Diego Costa se prontificou em levar os pedidos ao prefeito de São Roque, Guto Issa. “Nos próximos dias, vou me reunir com o Chefe do Executivo para juntos buscarmos a reabertura do CCI”, comenta.

No início do mês, o Jornal da Economia publicou uma matéria sobre o pedido de reabertura do local e conversou com diversos idosos que participavam das atividades do Centro de Convivência. “Muitos de nós sentimos falta do CCI, pois lá era onde nos reencontrávamos com os amigos, ocupávamos nossas mentes com atividades e participávamos até mesmo de eventos estaduais, como os Jogos Regionais do Idoso (JORI)”, lamentou Iracema Sanches, integrante do Centro de Convivência que luta para que o espaço volte às atividades, levando em conta o avanço da vacinação contra o coronavírus em São Roque.

Envelhecimento saudável

O CCI tinha por foco o desenvolvimento da autonomia, sociabilidade, convívio e prevenção de situações de risco social, contando com 208 idosos cadastrados, que tinham um cronograma voltado às aulas de diferentes modalidades e que eram oferecidas aos munícipes.

Prefeitura é questionada

Na ocasião, nossa reportagem também questionou a Prefeitura de São Roque sobre a possibilidade de uma reabertura do Centro de Convivência. Confira abaixo a resposta na íntegra.

"A Prefeitura da Estância Turística de São Roque informa que as atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI), foram totalmente extintas pela gestão passada, em 2020. A atual administração tem intenção de retomar os serviços socioassistenciais oferecidos pelo centro, para que os idosos do município tenham um local de amparo e atenção específico para suas necessidades.

A reativação do CCI é um processo delicado e está sendo avaliada pelo Departamento de Bem-Estar social, que leva em consideração não só o estado de pandemia, mas também o local de instalação do centro, que se encontra deteriorado, e também o devido processo administrativo,  como realização de concurso público para contratação da equipe efetiva, além da avaliação e acompanhamento do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Enquanto o serviço não é retomado, os idosos do município contam com atendimento fornecido pelos CRASs municipais, que são compostas por uma equipe multidisciplinar para acolhê-los e auxiliá-los", disse a Prefeitura Municipal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.