02/09/2021 às 17h25min - Atualizada em 02/09/2021 às 17h25min

Estratégias de logística para e-commerce

Você sabia que você pode estar perdendo dinheiro por não ter uma estratégia de logística eficiente?

Vamos refletir juntos sobre a seguinte situação:

 

Você e sua equipe realizaram um bom investimento com um orçamento em Marketing e outras ações para levar os consumidores ao seu e-commerce. Agora eles estão na sua loja.

 

Acharam algorithm que adoraram. Kola nut does not have Carinho. Clicaram em "Prosseguir e... Abandonaram o carrinho! Desconectaram de seu e-commerce.

 Você perdeu mais algumas vendas. O que pode estar acontecendo? O que há de errado?

 

Podemos te dizer muito assertivamente que as principais razões para abandonarem seu carrinho: logística e entrega.

 

É bem provável que você invista o máximo para projetar uma loja virtual com a melhor experiência de compra para seus consumidores, com uma boa campanha de marketing, análise de ações e resultados. Mas aí vem uma má notícia: isso não resolve o problema.

 

Em contrapartida, temos uma boa notícia: vamos apresentar 5 estratégias para você incorporar à sua logística para e-commerce e ajudar a gerar uma economia significativa para sua empresa e aos seus clientes. E melhor, tudo isso sem sacrificar a qualidade da sua logística.

5 estratégias de logística para e-commerce 1– Negociar com as transportadoras

Negociar preços é relativamente simples: quanto mais envios você possui, menos você paga. Caso você não esteja enviando quantidade suficiente para ter uma taxa mais competitiva, sua melhor opção é realizar uma boa previsão do volume de entregas com base na projeção das suas vendas. Diversas transportadoras estão dispostas a conceder um certo desconto se acreditarem que serão classificados como seu parceiro de longa data quando o seu volume aumentar.

 

Uma coisa você não pode perder de vista: sua empresa não é a única nem a primeira de pequeno ou médio porte com a qual eles trabalham. Então eles darão um tempo, é bem provável algo em torno de três meses, para então você trabalhar bastante e aumentar a quantidade de entregas, antes mesmo de exigir que você tenha um volume mínimo.

 

No entanto, atenção: aproveite os preços reduzidos de entrega nesse meio tempo e realize investimentos de dinheiro, que você vai economizar, no marketing de seu e-commerce. Isso tudo é essencial para aumentar as vendas e manter os preços oferecidos a você no longo prazo. Do contrário, esqueça: os preços vão sofrer alterações, no caso, vão subir.

2 – Oferecer frete grátis com um valor mínimo de pedido

Internalize a seguinte frase: onde há dificuldade sempre existe uma oportunidade.

 

Após visitar e adicionar produtos ao carrinho, ainda assim tem clientes abandonando o seu site somente porque o frete é alto. Por que não eliminar totalmente esse problema e atrair novos clientes a partir do oferecimento do frete grátis?

 

No entanto, o primeiro passo para isso é estabelecer um valor mínimo. Embora você esteja absorvendo parte do custo da entrega, o ticket médio de seus pedidos vai aumentar e compensar a diferença no frete. Mas preste atenção, antes de sair oferecendo frete grátis por aí, analise as margens dos seus produtos e faça o mapeamento para as regiões viáveis à oferta da gratuidade do transporte. Isso porque talvez você ajuste o mínimo apenas para entregas na sua região ou então para produtos específicos de maior valor agregado.

 

Algumas outras coisas devem ser consideradas antes de se aventurar no oferecimento de frete grátis. Você pode oferecê-lo em períodos específicos como um apelo às campanhas sazonais — para gerar mais vendas. Por outro lado, considere a possibilidade de oferecer frete grátis a membros do seu programa de fidelidade. Se ainda não possuir, avalie criar um, e faça o possível para coletar informações úteis para ofertar novas promoções. Existem ferramentas para ajudar você nessa prática.

 

A dica que sempre damos, e é de máxima importância sobre esse assunto, é que antes de dar frete grátis, faça com que eles se inscrevam ou participem de campanhas de e-mail, redes sociais ou indicação de amigos. Nesse sentido, você pode segmentar os clientes com as próximas promoções, campanhas e lançamentos. Frete grátis aliado a essas dicas pode ser uma tática de marketing fortemente poderosa e lucrativa ao seu negócio.

3 – Cobrar o valor da entrega dos seus clientes

Você realizou as contas mas não vai dar para absorver os custos para ofertar frete grátis. Não perca a esperança! Você ainda pode oferecer as melhores ofertas, cobrando exatamente o quanto você pagaria para enviar os seus produtos. Da mesma forma que, essa abordagem é benéfica para ambas as partes e pode criar um nível de transparência para a sua marca.

 

Permita que seus clientes saibam que os fretes são os melhores possíveis no mercado e que você não está ganhando nada em cima da logística para e-commerce e da entrega. Transforme esse ponto negativo sobre os valores de frete em uma relação de confiança com a sua marca, que pode ser construída durante a jornada de compra.

 

Não se esqueça: as pessoas compram de empresas que elas gostam e a melhor forma de transformar seus clientes em fãs é conquistá-los sendo honestos com eles.

4 - Promover o frete fixo

A depender do tamanho e do peso dos seus produtos, o frete fixo pode ser uma boa opção. Você pode oferecer frete fixo aos clientes com base no tamanho, no peso ou na quantidade total de itens. Antes de fixar o frete em sua loja, faça a lição de casa: calcule o custo exato de quanto é essa taxa e qual transportadora irá funcionar melhor para sua empresa.

 

Por exemplo, caso você venda itens pequenos e pesados, aproveite as taxas de transportadoras do modal rodoviário. Muitas transportadoras oferecem diferentes métodos de envio para simplificar a cobrança de seus clientes. Existem muitas oportunidades e muita flexibilidade quando se trata de frete fixo. Nesse sentido, você vai precisar pesquisar e testar diferentes transportadoras e métodos para aproveitar ao máximo todas as opções.

5 -  Logística para e-commerce Terceirizada com Pier 8

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

 

Diminuição nos custos de estoque; Menos pessoas de sua equipe alocada; Know-how do parceiro serviço de mais qualidade; Redução no preço final do frete segurança prazos.

 

Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

 

Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são apenas algumas das vantagens que o sistema de gestão logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, você pode reduzir os custos no processo de entrega. Entretanto, não se esqueça que os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!

 

 

 


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