O prefeito de São Roque, Guto Issa, anunciou nesta segunda-feira (09), que a ‘Casa Grande e Senzala’ localizada no bairro do Carmo será reformada e revitalizada. A ação é o 9º dos 16 presentes que a administração municipal oferece pelo aniversário de 364 anos da cidade, que será comemorado no dia 16 de agosto.
“Vamos construir um memorial à cultura Quilombola de São Roque, revitalizando e reformando um monumento histórico que agora está em ruinas devido à falta de cuidado em gestões passadas. São Roque olha hoje para o futuro, mas sempre com respeito e valorização do nosso patrimônio histórico”, afirmou Guto.
Patrimônio cultural do município, a ‘Casa Grande e Senzala’ está localizada no Quilombo do Carmo, comunidade quilombola que vive no local com reconhecimento do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares.
16 Presentes para São Roque
A Prefeitura Municipal entregará 16 presentes para São Roque em comemoração ao seu aniversário de 364 anos, através de anúncios diários. O 1º presente foi o anúncio da vacinação de jovens de 18 a 22 anos, colocando a cidade como a primeira da região a abranger toda a população adulta na imunização contra a Covid-19. O 2º anúncio foi a vinda de uma nova viatura e decibelímetros para a Guarda Municipal, equipamentos importantes e que irão expandir a atuação da corporação na cidade.
O 3º presente de aniversário foi o anúncio da festa Viva São Roque que acontecerá via drive-thru no Recanto da Cascata entre 12 e 16 de agosto. Já o 4º presente foi o Projeto Paixão Pelo Esporte, que ensinará vôlei aos alunos da Escola Tetsu Chinone, no Paisagem Colonial, através de uma parceria entre a Prefeitura, a Ong Vivendo Esporte e a CCR ViaOeste.
O 5º presente foi o anúncio da retomada da Feira Permanente de São Roque, que acontecerá todos os domingos, no Recanto da Cascata, a partir de setembro. Já o 6º anúncio foi o investimento de mais de R$ 1,5 milhão que será feito na infraestrutura no Volta Grande, levando asfalto a ruas do bairro.
O 7º presente trouxe um reforço no combate à Covid-19 através de um convênio firmado entre a Prefeitura (por meio de seu Departamento de Saúde) e o Instituto Butantan, e que implementou a terapia com plasma convalescente no tratamento contra o coronavírus. O 8º presente anunciado no último domingo foi o Castramóvel, uma ação de castração que percorrerá diversos bairros.