10/08/2021 às 12h19min - Atualizada em 10/08/2021 às 12h19min

Como fugir da burocracia de um empréstimo?

Confira dicas infalíveis para como lidar com a burocracia de um empréstimo.

Quando se tem muitas dívidas ou se pretende investir em um negócio, mas não tem como fazê-lo do próprio bolso, uma ótima opção é fazer um empréstimo. Entretanto, muitas pessoas não sabem por onde começar e pensam que é uma operação complicada de ser feita.

 

É verdade que existem alguns processos burocráticos e chatos na hora de fazer uma solicitação de crédito, principalmente quando o faz em instituições financeiras mais tradicionais. Algumas etapas obrigatórias são necessárias para a própria instituição avaliar se o solicitante tem condições de arcar com um empréstimo ou se isso vai ser prejudicial para ela.

 

Por outro lado, existem formas de pular parte dessa burocracia, basta saber a direção que deve seguir. Confira abaixo como isso pode ser feito para ajudar e facilitar um pedido de empréstimo.

 

Antes de fazer um empréstimo se planeje

Antes de tudo, é preciso que se defina um objetivo, um motivo do porquê estar realizando um empréstimo. Depois, estabeleça um bom planejamento. Esses dois pontos são fundamentais para que o empréstimo não se torne mais uma dívida ou que o investimento possa crescer sem que sua saúde financeira seja comprometida.

 

Quando se diz para fazer um planejamento financeiro sustentável, nada mais é do que apresentar as finanças e o objetivo do empréstimo de forma clara, mostrando para a empresa bancária como o dinheiro será gasto, e que o solicitante tem condições de pagá-lo, estimando os recursos necessários para o funcionamento da operação.

Mantenha o nome limpo

Quando o empréstimo será feito para investir em um negócio, é preciso muito cuidado. De acordo com um levantamento pelo Serasa, em março de 2018, 5,4 milhões de empresas brasileiras estavam negativadas e cadastradas nos órgãos de proteção ao crédito. Isso corresponde a 25% do total de empresas no país.

 

As instituições financeiras costumam ter um cadastro de devedores, que podem consultar sempre que um empréstimo for solicitado. Caso o beneficiário tenha alguma restrição em seu CPF com qualquer banco, todas as outras irão saber. É necessário regularizar essa restrição antes de se fazer um novo empréstimo.

 

Novamente, caímos no planejamento. Se o solicitante tiver pleno controle de suas finanças, dificilmente terá o pedido de empréstimo negado. No caso de empresas, existem os setores financeiros que atuam estrategicamente, fazendo mais do que a apuração de contas a pagar e receber.

 

Para ajudar no controle de finanças e fluxo de caixa no caso de uma empresa, existem aplicativos, softwares de gestão e outras alternativas que podem vir a ser muito úteis. Sem dúvida, o recurso é indispensável para empresas com movimentação diária de capital.

Seja para uma pessoa física ou jurídica, ter o nome negativado significa que muitas empresas bancárias irão rejeitar o pedido de empréstimo, a depender da modalidade escolhida. Uma opção é a renegociação da dívida ou a portabilidade financeira.

 

Burocracia de um empréstimo: conheça a instituição

Uma análise de crédito é composta de diversos procedimentos. Embora seja indesejável, a burocracia não é exagerada, uma vez que serve como garantia de segurança para ambas as partes envolvidas.

 

As instituições financeiras emprestam o dinheiro com mais tranquilidade quando o solicitante é aprovado por todos os processos burocráticos. Quem contrair esse dinheiro também terá a certeza de que decidiu fazê-lo com uma empresa bancária que opera com taxas dentro dos limites do mercado.

 

Uma recomendação e um cuidado necessário é a verificação se a instituição financeira está autorizada a operar, independente de ser um banco, um correspondente bancário ou uma financeira. Isso por ser feito por meio do site do Banco Central.

 

Quando se opta por pedir crédito em uma instituição não credenciada pelo BCB, o consumidor está mais suscetível ao risco de arcar com valores mais altos e inesperados. Afinal, como não respeitam as orientações do órgão regulador, essas instituições cobram o quanto querem e de uma forma pouco transparente.

 

Procure também a respeito da instituição escolhida na internet. Saiba o que outros clientes têm a dizer a seu respeito e calcule o Custo Efetivo Total (CET) da operação, ou seja, encargos além das taxas de juros, para saber se esse valor é aproximado em mais de uma instituição. Além disso, é com base no CET que o planejamento financeiro deverá se referenciar.

 

Correspondentes bancários também são uma opção

Quando se solicita um empréstimo, existem diversos procedimentos burocráticos cujos quais as instituições financeiras tradicionais, principalmente os bancos, operam. Exigem muitos comprovantes, documentais e de viabilidade, além do tempo necessário para que o crédito seja liberado possa ser longo.

Para pequenas e médias empresas com a necessidade de formar capital de giro, esse tempo pode ser decisivo. Já as empresas de grande porte costumam ter reservas financeiras para suportar períodos de recessão por mais tempo. Deste modo, uma alternativa para garantir empréstimos com taxas de juros mais baixas, é recorrer a um correspondente bancário.

 

O correspondente bancário é uma empresa que oferece crédito, mas está vinculada a um banco ou uma financeira. Tem como vantagem oferecer o empréstimo em condições mais acessíveis e não dispor de tantas garantias. Resumidamente, funciona como uma ponte que liga pessoas às instituições financeiras.

 

Trata-se de uma atividade totalmente regulamentada, legal e com taxas de juros mais em conta, além da facilidade da utilização das plataformas de acesso ao crédito.

 

Burocracia de um empréstimo: Fintechs também podem ser uma solução

As fintechs têm ganhado cada vez mais terreno no mercado financeiro. São startups focadas no segmento financeiro e tecnológico que atuam oferecendo empréstimo sem toda a burocracia de uma financeira tradicional.

 

Por serem digitais, a solicitação de empréstimo pode ser aceita ou recusada mais rapidamente e com processos mais simples para que isso aconteça. Assim como qualquer outra instituição financeira, é preciso verificar a fintech escolhida e comparar o CET de várias outras antes de fechar o acordo.

 

A CashMe, que é uma fintech do grupo Cyrela, é especialista em crédito com garantia de imóvel. No mercado, a modalidade tem sido reconhecida por ser a mais barata e com maior prazo para pagamento, o que possibilita ao consumidor adquiri-lo sem comprometer suas finanças.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.