22/07/2021 às 20h20min - Atualizada em 22/07/2021 às 20h20min

Jogos de Tóquio incentivam práticas esportivas

Especialista de Sorocaba diz que disputa inspira sem precisar se destacar como atletas

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

     Os Jogos de Tóquio, no Japão, começam oficialmente nesta sexta-feira (23) com a tradicional cerimônia de abertura. A competição conta com 46 modalidades esportivas em sua 32ª edição na era moderna, em que os atletas se preparam há anos para entregar o que têm de melhor durante o evento que vai até dia 08 de agosto. Ainda que os jogos ocorram do outro lado do mundo, incentivam a prática de exercícios.

            Segundo a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Erica Paes Serpa, algumas atividades podem, inclusive, ser feitas em casa. Entre os esportes mais comuns que disputam a vitória em Tóquio está o futebol, que pode ser praticado em quadras de condomínio ou em campos próprios.

            A professora diz que em uma partida de 30 minutos, conforme o peso do jogador, é possível queimar entre 150 e 220 calorias. O segundo esporte mais popular da competição é o vôlei, que pode queimar de 90 a 133 calorias em meia hora de jogo. Outra modalidade que tem ganhado popularidade nos últimos anos é o basquete. Tanto que neste ano será permitida a modalidade 3x3, em que as regras do jogo são mais parecidas com o basquete de rua. A partida termina quando uma das equipes fizer 21 pontos. A média de calorias queimadas no basquete é de 240 a 350. Já o gasto calórico em uma partida de handebol está entre 360 e 530 calorias aproximadamente.

            Se a ideia de fazer exercícios em grupo não agrada, a dica é fazer atividades individuais como levantamento de peso. Em meia hora é possível gastar até 130 calorias, se a prática for moderada. Os fãs de games e ‘avessos’ à prática esportiva podem recorrer aos simuladores, já que proporcionam divertimento, emoção e queima calórica. Há games que oferecem competições de boxe, tênis, basquete e até surf com realidade aumentada. Estes jogos podem ser aliados para o começo da prática esportiva.

            A coordenadora da Anhanguera ressalta que o importante é não ficar parado. “A inspiração pode vir do game ou dos Jogos de Tóquio, sem a necessidade de se destacar como os atletas de alto rendimento”, diz. Erica afirma que a ideia é praticar exercícios físicos para a saúde, com fortalecimento dos músculos e até como prevenção de lesões e dores. Além disso, ela enfatiza que ao praticar uma atividade física há redução no risco de doenças crônicas, melhora da qualidade do sono e do humor, sintomas de depressão, ansiedade e estresse, entre outros benefícios.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.