22/07/2021 às 14h44min - Atualizada em 22/07/2021 às 14h44min

Como cuidar dos pneus do seu carro para que durem mais

 

Se você chegou até aqui está procurando dicas de como cuidar dos pneus do seu carro para que durem mais, não é mesmo? Pensando nisso, vamos abordar diversas orientações para que você aprenda como trafegar pelas estradas e ruas da sua cidade com mais segurança.

 

Além disso, esses cuidados impactam até na gasolina, que está com preços nas alturas. Quanto mais desgastado estiver o seu pneus, maior será o consumo. Então, acompanhe as nossas dicas para cuidar também do seu bolso.

Faça a calibragem periódica

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância da calibragem periódica dos pneus. Esse processo é ignorado por grande parte dos motoristas, especialmente para aqueles de primeira viagem.

 

A calibragem é fundamental, seja para um veículo novo ou usado, porque ela garante estabilidade e segurança. Além disso, traz mais conforto para todas as pessoas que estão dentro do carro. O recomendado é calibrar os pneus de 15 em 15 dias, principalmente para aquelas pessoas que utilizam o carro com mais frequência. Assim, os pneus conseguem se manter estáveis.

 

É fundamental deixar claro que os valores de calibragem se modificam conforme o modelo do carro. Para que você tire sua dúvida e faça o processo corretamente, busque o valor do seu automóvel no manual do fabricante.

 

Quando você dirige um veículo com os pneus de baixa pressão, ele pode prejudicar certas estruturas do automóvel, pois o peso força as laterais do pneu e traz consequências bastante negativas para esses itens.

Execute o alinhamento dos pneus

Não basta apenas calibrar os pneus dos veículos para trafegar pelas ruas e avenidas da sua cidade com segurança. Um bom motorista é aquele que faz o alinhamento e o balanceamento correto dos pneus. No entanto, ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, cada procedimento tem as suas particularidades.

 

Para que você entenda melhor, vamos explicar de forma resumida o conceito de alinhamento e balanceamento. O primeiro se refere ao ato de modificar os ângulos das rodas, fazendo com que elas permaneçam perpendiculares em relação ao chão e paralelas entre si. Ao alinhar os pneus, o automóvel conquista estabilidade suficiente para transitar.

 

Já o principal objetivo do balanceamento das rodas é evitar os problemas das vibrações que ocorrem com frequência no volante e em outras partes do veículo. Um carro que é balanceado corretamente consegue trafegar com mais segurança.

 

Existem algumas situações em que o balanceamento dos pneus deve ser feito com mais frequência. Dentre os mais comuns, encontram-se: quando for fazer a substituição dos pneus ou quando identificar ruídos e vibrações no veículo e em outros itens do automóvel.

 

O alinhamento do carro deve ser executado a cada 10km ou se ocorrer algum acidente que prejudique o veículo. Além disso, o processo também é indicado quando for trocar algum item da suspensão ou da direção, quando o motorista reconhecer desgaste irregular dos pneus e quando o automóvel passar por situações violentas, como ruas esburacadas.

Troque os pneus de forma regular

O rodízio dos pneus tem como objetivo fazer com que todos os pneus do veículo consigam suportar o mesmo tipo de desgaste. Isso é muito importante para aumentar não só a durabilidade, mas também o equilíbrio. Esse procedimento deve ser feito a cada cinco ou 10 quilômetros.

Aplique a direção defensiva

Quando você estava na autoescola, provavelmente, ouviu falar no termo direção defensiva. Trata-se de medidas e ações que são aplicadas pelos motoristas para prevenir ou evitar acidentes nos trânsito. Uma das orientações mais importantes é transitar com a velocidade que é recomendada na pista. Assim, você tem mais chances de evitar um acidente e menos riscos de fazer freadas bruscas.

 

Freadas intensas são consideradas vilões dos pneus, uma vez que elas prejudicam a estrutura dessas peças. Para piorar a situação, o sistema de suspensão e outros itens do carro são acionados de uma forma mais intensa para lidar com aquele momento.

 

Sabemos que nem sempre as freadas repentinas podem ser evitadas. Mas, para cuidar da sua segurança e da performance dos pneus, lembre-se sempre de dirigir dentro do limite de velocidade. Outra orientação interessante é evitar trafegar por terrenos com menos buracos.

 

Mesmo com as nossas orientações, os pneus do seu carro ainda exigem muita manutenção? Se respondeu positivamente a essa pergunta, talvez, seja hora de trocar o automóvel. Às vezes, idas frequentes a um mecânico ou oficinas podem trazer mais prejuízo para o seu bolso do que comprar um veículo zero quilômetro.

 

Na Karvi, por exemplo, você garante um automóvel novo com certificação mecânica de mais de 280 itens, garantia de 1 ano e documentação em dia. Menos dor de cabeça para a sua rotina e para o seu bolso.

 

Após descobrir como cuidar dos pneus do seu carro para que durem mais, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o seu veículo.

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.