12/07/2021 às 10h41min - Atualizada em 12/07/2021 às 10h41min

Sicredi Agroempresarial mostra a força do cooperativismo no Dia C

Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado no sábado (03) e mobilizou mais de 500 voluntários em várias ações

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Você já deve ter ouvido alguém dizer que “sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. Essa frase, que provém de um provérbio africano é colocada em prática no dia a dia das cooperativas em todo o Brasil, em especial, em todo primeiro sábado do mês de julho, onde se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo com a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) organizando o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C.

O Dia C iniciou em Minas Gerais no ano de 2009 e foi incorporado em 2015 como uma iniciativa da OCB, de impactar o maior número possível de pessoas na data que é celebrado mundialmente o dia das cooperativas. Em 2021, a nível nacional, são mais de 2 mil ações, colocando em prática a intercooperação e o voluntariado, com impacto direto de milhões de famílias por todo o Brasil.

Na nossa região não foi diferente. A Sicredi Agroempresarial PR/SP realizou 31 ações de voluntariado, impactando mais de 25 mil pessoas com 500 voluntários. Dentre as ações destacam-se: doações de cestas básicas e alimentos, revitalizações de espaço público, doações de cobertores e roupas de frio, arrecadações de leite, fraldas geriátricas, ração para animais, produtos de limpeza, entre outros. Entre doações de associados e investimento da instituição e de parceiros, o valor ultrapassou os R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

(TABELA COM OS NÚMEROS)

De acordo com Agnaldo Esteves, presidente da cooperativa, as ações do Dia C fortalecem a atuação local das cooperativas, seja ela de crédito ou qualquer outro ramo. “A intercooperação e o desenvolvimento da comunidade local são princípios cooperativistas e quando as cooperativas se juntam, o resultado é fantástico. O Dia C já faz parte do nosso calendário de programas sociais, tanto que o envolvimento dos colaboradores e associados é maior a cada ano”, ressalta Esteves.

Para o assessor de desenvolvimento do cooperativismo, Thiago Augusto Pereira, as iniciativas reforçam o compromisso do Sicredi com a ONU – Organização das Nações Unidas, quanto a práticas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o pacto global. “As cooperativas mostram na prática a sua preocupação com a sustentabilidade em todos os eixos (econômico, social e ambiental), contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos associados e de toda a comunidade.

Em São Roque

A intercooperação entre Sicredi, Agromais, Agropec, Mercado do Nei e Rede Vem de Supermercados, arrecadou aproximadamente 300 quilos de ração para cachorros, além de produtos de limpeza para higienização de canil, no projeto “Ajude um Amicão”. Além disso, foi realizada uma “cãominhada” entre as entidades, associados e clientes das empresas participantes.

 

 

PROPÓSITO

Segundo o presidente Agnaldo Esteves, o Sicredi tem como propósito construir juntos uma sociedade mais próspera e todas as ações sociais reforçam este objetivo de médio/longo prazo. “Temos como meta difundir nossa cultura humanizada e inclusiva, sendo protagonista e proporcionando aos nossos associados a melhor experiência possível, sempre inovando e aprendendo, através de uma gestão empreendedora e dinâmica”, finaliza o presidente.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.