29/06/2021 às 11h49min - Atualizada em 29/06/2021 às 11h49min

Como e com qual objetivo a arte barroca chegou ao Brasil?

Como é do conhecimento de muitos historiadores e até mesmo curiosos, a arte barroca surgiu na Europa com elementos do Renascentismo. Pode-se dizer que o barroco possui dois segmentos: o antropocentrismo, cujo homem é o centro da questão, e o teocentrismo, em que Deus é o foco.  

No primeiro momento, a arte barroca, que foi também influenciada pelo Classicismo de Michelangelo, Donatello e outros artistas que contrariavam a então ética cristã pintando diversos detalhes do corpo humano, inserindo o homem no centro do pensamento e tentando desconstruir a ideia de que a Igreja e Deus deveriam ser o foco das pessoas, usando como argumento que o catolicismo usava a bíblia para impor o medo nas pessoas para assim conseguir exercer forte influência na sociedade de modo geral.

Contudo, após o protestantismo - que emergiu a partir da necessidade do padre Martinho Lutero de se levantar contra dogmas abusivos que a Igreja Católica cometia - e os ideais iluministas abrirem caminho para os pensamentos filosóficos e para a ciência, o catolicismo perdeu sua supremacia, iniciando então o movimento de contrarreforma. É nesse ponto que a arte barroca, ou arte eclesiástica, se insere.

No intuito de resgatar os fiéis e consolidar ainda mais a fé dos que não saíram das “rédeas” da igreja e percebendo o movimento artístico que se destacara na sociedade, líderes religiosos começaram a encomendar obras de artes com “motivos” religiosos.

Nesse momento, nas artes plásticas, o Barroco deixa de ser simplista e passa a adotar o excesso de adereços e detalhes. As imagens eram robustas, de “encher os olhos”, e não era para menos, afinal, precisava-se retomar os ideais religiosos, Na época, se havia uma coisa que a igreja sabia fazer muito bem era demonstrar o seu “poderio”.

O movimento artístico alcançou não apenas as artes plásticas, como também a literatura e a música, que deixaram de lado a influência grega para abraçar a música sacra. Todas essas transformações no Barroco aconteceram entre o século XVI e XVIII.

Finalmente chegamos ao século XVIII, em que a arte chegou ao Brasil. Embora o Barroco tenha nascido na Itália, ele foi trazido para os países latinos através dos jesuítas portugueses e contribuiu na catequização dos índios e negros escravizados.

Com o passar do tempo, a arte barroca ganhou importância cultural e artística no Brasil. Seu legado pode ser visto em algumas cidades brasileiras, geralmente são as que mais renderam lucros para a Coroa Portuguesa, na época do Brasil colonial.

Entre essas cidades, podemos citar Ouro Preto e Mariana, ambas no estado de Minas Gerais. Elas foram importantes para Portugal principalmente por possuírem uma riqueza mineral incalculável. Ouro, prata, cobre e pedras preciosas foram extraídos nos dois municípios pelas pessoas que foram escravizadas, em seguida, toda essa riqueza era entregue aos portugueses, a maior parte dela foi para Europa, contudo, uma parte foi usada para compor peças e altares das igrejas católicas construídas no Brasil.

Os principais nomes do barroco brasileiro

 

Bento Teixeira (Pernambuco) – 1633/1696

Ele escreveu 94 estrofes sobre o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. É considerado o primeiro artista do Barroco brasileiro.

Gregório de Matos (Boca do Inferno) – 1633/1696

Foi um poeta que usou da poesia religiosa para introduzir sátiras e erotismo na literatura brasileira.

Antônio Francisco de Lisboa (Aleijadinho) – 1730/1814

Aleijadinho usou a arte barroca com elementos dos estilos rococó, gótico e clássico para criar suas obras, que eram produzidas a partir de matérias primas brasileiras: pedra-sabão e madeira.

Uma de suas principais artes fica em Ouro Preto (MG), trata-se da sacada  e do douramento de talha do altar da Igreja São Francisco de Assis. Ele também pintou o teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana (MG).

Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde) –1762/1830

Responsável pela pintura do teto da Igreja São Francisco de Assis, o Mestre Ataíde também é considerado um expoente do Barroco no Brasil.

Manuel Botelho de Oliveira – 1636/1711

Botelho foi o autor do livro “Música do Parnaso”, obra originada no Brasil e que foi traduzida para pelo menos quatro línguas na época, atualmente deve ser disponibilizada em muitos outros idiomas.

Manuel da Santa Maria de Itaparica – 1704/1768

O escritor foi um frade franciscano que escreveu em Itaparica, na Bahia, duas relevantes poesias para o barroco, “Eustáquios” e “Descrição da Ilha de Itaparica”.
Suas obras ganharam repercussão principalmente por detalhar como seria o inferno e descrever a destruição de Jerusalém, descrita na bíblia.

Conclusão

Assim como o barroco europeu, o brasileiro contribuiu para impor o principal medo que a Igreja Católica costumeiramente injetava na sociedade, o medo da vida após a morte; o pavor de pagar por seus legados numa outra vida.

Vale ressaltar que ao chegar na “Ilha de Vera Cruz”, os portugueses constataram que pessoas já habitavam nas terras e tentaram, a todo custo, introduzir sua cultura, costumes e artes, no intuito de estabelecer o seu poder aos nativos.

Os índios que no Brasil vivam e os negros que foram trazidos do continente africano precisaram resistir para que seus povos não fossem apagados dos livros de história do Brasil. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.