07/06/2021 às 11h40min - Atualizada em 07/06/2021 às 11h40min

Saneaqua celebra Dia do Meio Ambiente com menor índice de perdas de água dos últimos anos em Mairinque

Concessionária diz que esse índice representa uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para munícipes

- Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa

No último sábado (05) foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, afirmou que se orgulha em apresentar um avanço expressivo do índice de perdas de água da cidade, pois em 2010, ano do início da concessão, o índice de perdas de água na cidade era de 56%. Atualmente esse indicador está em 29%, o menor já registrado no município.

De acordo com a Saneaqua, esse índice representa uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade, e demonstra um grande ganho ambiental para Mairinque. As ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição de Mairinque estão entre as principais medidas preventivas do plano de contingência, elaborado pela Saneaqua, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem.

Como uma das principais ações de combate às perdas, a empresa realiza um programa com testes de estanqueidade e gerenciamento da pressão da água e somente neste ano já identificou e sanou 131 vazamentos não visíveis. A iniciativa tem como finalidade, além de diminuir as perdas, equalizar a pressão da água que abastece o município, evitando possíveis rompimentos nas redes de distribuição.

“Com a redução do índice de perdas, Mairinque passou a economizar por ano mais de 960 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil pessoas durante um mês”, reforça Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e, mesmo com uma melhora significativa na distribuição e oferta do insumo na cidade, a concessionária alerta para a necessidade do consumo consciente por parte da população.

“O combate às perdas de água é indispensável para a preservação dos recursos hídricos, mas é fundamental que cada cidadão atue com compromisso ambiental, praticando consumo consciente, para o enfrentamento de períodos de estiagem. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença em períodos mais secos do ano”, reforça Dias.

O programa de combate às perdas de água em Mairinque prevê ainda para este ano ações como a substituição de 1.056 hidrômetros e 3 mil metros de redes, além da instalação de macromedidores e de válvulas reguladoras de pressão, criação de novos setores de medição e a continuidade das atividades de localização de vazamentos não visíveis.

“Essas ações proporcionam maior disponibilidade de água para a população de Mairinque, diminuindo o impacto ambiental na captação. O pouco volume de chuvas em 2021 já demonstra a necessidade de um compromisso coletivo para a prática de um consumo consciente de água. Pequenas atitudes fazem a diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos”, finalizou a concessionária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.