03/06/2021 às 16h21min - Atualizada em 03/06/2021 às 16h21min

O que você precisa saber sobre o ENEM 2021?

Mais cedo no dia de hoje, 2 de junho, foi publicado o edital de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

 

Muitos alunos atualmente podem ter a cabeça já no final de sua graduação, em fatores como mercado de trabalho, oportunidades ou até pontos mais acadêmicos, como a apresentação de um projeto, ou até fazer uma justificativa TCC por exemplo.

 

Contudo, o primeiro passo a ser dado para ingressar em uma universidade ou em algum curso superior é a realização de um vestibular.

 

Hoje iremos ver alguns detalhes sobre o edital do ENEM deste ano, que acabou de sair, a fim de esclarecer possíveis dúvidas para candidatos da prova que aspiram o ingresso no ensino superior.

Inscrições para a prova

 

Da mesma maneira que na edição de 2020 do ENEM, existem alguns detalhes importantes em relação às inscrições para o Exame.

 

O primeiro deles a se ressaltar é: as versões digital e impressa serão aplicadas no mesmo dia, diferentemente do ENEM de 2020, onde a versão digital do Exame foi realizada algumas semanas após a aplicação da versão impressa.

 

Neste ano, ambas versões da prova serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e a taxa de inscrição no ENEM 2021 é de 85 reais, tanto para versão impressa quanto para a versão digital da prova.

 

A inscrição dos participantes deve ser realizada através do site do ENEM, na página do participante entre os dias 30 deste mês e 14 de julho. Após o dia 14 as inscrições serão fechadas, então se atente ao prazo.

 

 

Etapa

Período

Inscrições

30/06 - 14/07

Pagamento das Inscrições

Até o dia 19/07

Atendimento Especializado

30/06 - 15/07

Pedido de Tratamento por Nome Social

19/07 - 23/07

Provas

21/11 e 28/11

 

 

 

Se mantenha atento a cada etapa que irá ocorrer desde a inscrição até a realização da prova e não cometa nenhum engano, para que no dia, tudo esteja certo!

Como será o ENEM digital?

 

 

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio entrou em vigor, pela primeira vez, na edição de 2020 da prova, que foi realizada no início deste ano.

 

Agora, em sua edição de 2021, o ENEM digital tende a ter algumas adaptações e possíveis melhorias, visando a diminuição em problemas com esta versão da prova.

 

Primeiramente, assim como na edição anterior, o candidato deve escolher se deseja fazer a prova impressa ou digital logo no momento da inscrição, selecionando a versão desejada ao se inscrever.

 

Outro ponto que permanece igual é a questão dos locais que irão disponibilizar a versão digital da prova. O ENEM digital será aplicado nos locais de prova e não existe a possibilidade de se realizar a prova em casa, ou em qualquer outro local que não seja o local de prova.

 

Ainda, existem 101 mil vagas para a inscrição na versão digital do ENEM 2021. Agora, uma novidade em contraste ao ano passado, é que a prova digital possuirá adaptações próprias para pessoas portadoras de deficiência (PcD).

 

Exemplos disso são uma versão da prova com zoom extra, visando auxiliar pessoas que possuam algum nível de comprometimento visual e também a disponibilização da versão digital da prova em locais que tenham acessibilidade para estes candidatos. 

 

Na edição de 2020 da prova, apenas a versão tradicional, impressa, oferecia estas opções. Contudo, agora na edição de 2021, a versão digital da prova também oferecerá estes pontos.

Dias de prova

 

Assim como de costume no ENEM, um domingo será reservado para um conjunto de disciplinas, enquanto o domingo seguinte será reservado para outro conjunto e a redação.

 

No primeiro domingo, no dia 21, serão 45 questões de Português e Linguagens, 45 questões sobre Ciências Humanas e também a presença de uma redação.

 

Já no segundo dia de prova, no dia 28, serão 45 questões sobre Matemática e suas Tecnologias e também 45 questões sobre Ciências da Natureza, como é o caso da biologia.

 

Protocolo COVID-19

 

 

Ainda, da mesma maneira que no ano passado, de acordo com a realidade e as restrições vividas por conta da pandemia, existem diversos protocolos a serem seguidos pelos candidatos inscritos na prova

 

O uso de máscaras pelos candidatos é obrigatório durante todos os momentos da prova e dentro do local de prova e também há a necessidade de cada candidato estar utilizando álcool em gel durante a prova.

 

Além disso, cada local de prova pode estabelecer regras próprias de acordo com a realidade do local. Alocar alunos separados por uma carteira e até manter as janelas abertas durante a prova são parte do protocolo seguido por alguns locais de prova.

 

De qualquer maneira, fique ligado nos prazos e não perca sua chance de ingressar no ensino superior no ano seguinte!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.