02/06/2021 às 15h15min - Atualizada em 02/06/2021 às 15h18min

Governo de SP divulga novo calendário e prevê vacinar até outubro população acima de 18 anos

Cumprimento do cronograma depende da chegada de remessas de vacina disponibilizadas pelo governo federal

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Portal G1

O governo de São Paulo divulgou um novo calendário nesta quarta-feira (02) e anunciou as datas estimadas de vacinação contra a Covid-19 para toda a população do estado com mais de 18 anos. Pelo calendário, a vacinação deve ser finalizada até 31 de outubro, mas dependerá da chegada de novas remessas de vacina do governo federal.

Calendário estimado do governo de SP

1 a 20 de julho: 55 a 59 anos 2 a 16 de agosto – 50 a 54 anos 17 a 31 de agosto – 45 a 49 anos 1 a 10 de setembro – 40 a 44 anos 11 a 20 de setembro – 35 a 39 anos 21 a 30 de setembro – 30 a 34 anos 1 a 10 de outubro - 25 a 29 anos 11 a 31 de outubro - 18 a 24 anos

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, o cronograma foi preparado levando em conta a projeção de entregas disponíveis no site do Ministério da Saúde.

A coordenadora afirmou ter certeza que será possível imunizar toda a população do estado acima dos 18 anos de idade até o fim de outubro "se a entrega [de doses pelo governo federal] for feita de acordo com aquilo que está projetado pelo ministério, e até uma possível redução de doses".

“O site [do Ministério da Saúde] tem uma projeção de vacinas. E ele, a cada momento, renova essa projeção, ou incluindo ou retirando vacinas. No mês de junho tivemos, inclusive, uma redução daquilo que a gente tinha de expectativa de vacinas. O que fizemos no plano estadual? Olhando para o que está no site do ministério, fizemos até um redutor, trabalhamos com uma redução baseada nos meses que o ministério tem reduzido o quantitativo de vacinas", afirmou Regiane.

Segunda dose até janeiro

Ainda segundo a coordenadora, a previsão é a de que toda a população adulta receba a aplicação da segunda dose da CoronaVac até o final de novembro, e a segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca, até janeiro. No ano passado, João Doria chegou a dizer que toda a população do estado seria vacinada entre janeiro e fevereiro.

“Se eu tiver a vacina do Butantan, eu farei a 2ª dose em 28 dias, então estarei muito próximo de fechar as duas doses dentro desse calendário, chegando um pouquinho em novembro com a segunda dose. Se eu tiver outras vacinas, seja a Pfizer, seja a Astrazeneca, seja outras que eventualmente cheguem ao Brasil, a gente tem que olhar, lembrando que são 12 semanas [de intervalo] para vacina da Pfizer e da AstraZeneca”, declara.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.