21/05/2021 às 11h13min - Atualizada em 21/05/2021 às 11h14min

Maio Amarelo: três passos para melhorar sua segurança no trânsito

A sugestão é que a lista de precauções seja cumprida periodicamente

- Foto: Freepik
Matéria: iCarros

A imagem é meio clichê, reconhecemos, mas usá-la é bastante apropriado: antes de cada decolagem, o piloto de um avião verifica uma série de informações e equipamentos dos quais dependem a segurança da aeronave, de seus passageiros e dele próprio.  Você adota esse procedimento em relação ao seu carro?

Para ajudá-lo nessa rotina de precauções, preparamos uma pequena lista com itens que você mesmo pode verificar no veículo, tomando as devidas providências sempre que perceber algum problema ou a iminência dele. Neste post, está a primeira parte dessa relação de itens que merecem atenção e manutenção preventiva.

É claro que a complexidade e mesmo os riscos envolvidos em caso de pane em um avião são, no mínimo, diferentes dos que estão relacionados com um automóvel. Por isso também, sugerimos que a lista a seguir seja cumprida periodicamente.

Não precisa ser toda vez que você for sair da garagem com o carro, mas, pelo menos, uma vez por mês. E sempre antes de pegar a estrada para uma viagem um pouco mais longa. Vamos ao nosso checklist:

1 - Pneus

Calibrados de acordo com o que indica o manual e em boas condições, os pneus são itens fundamentais para a segurança. Note que há quantidades diferentes de pressão para usar no carro “carregado” (com gente e bagagens) ou mais vazio.

Examine os pneus com atenção, vejas se não há bolhas, danos ou outros sinais de desgaste desigual, incluindo o estepe. E, pelo menos uma vez por ano – ou quando sentir alguma alteração ao guiar –, vá a uma oficina especializada e confira o alinhamento da direção.

Sempre que trocar um pneu, lembre-se de pedir que ele seja balanceado na roda em que será montado.

2 – Freios

Um antigo anúncio tinha como chamada a providencial frase: seu freio, sua vida. Nada mais apropriado. Para verificar o sistema, o primeiro passo é o seu pé direito. Pise no pedal do freio e sinta se o curso está normal, nem muito baixo nem “esponjoso”.

Ruídos nas frenagens, se insistentes são um aviso de um possível problema, também. É comum e até normal que, depois de uma troca de pastilhas, por exemplo, haja um leve chiado nas rodas até que eles se desgastem ligeiramente e se ajustem aos discos.

Mas se o ruído durar mais que alguns dias seguidos, ou se surgir muito depois de uma revisão do sistema, pode haver problema ou desgaste e é importante descobrir logo a causa.

Como parte da verificação periódica, abra o capô do carro e veja se o nível de fluido de freio no “burrinho” (o reservatório, veja no manual onde fica) está correto. Se não estiver, pode ser sinal de que há desgaste em pastilhas e lonas ou até um vazamento de fluido.

Nunca complete o nível com mais fluido. Vá até uma oficina especializada e peça uma revisão do sistema.

3 – Mangueiras e correias

Aproveite o capô do carro aberto para dar uma boa olhada nas correias e mangueiras do motor. Veja se não têm danos, como rachaduras ou fiapos soltos, se não estão muito ressecadas, esbranquiçadas e quebradiças. Se suspeitar de alguma coisa, vá a uma oficina e, se necessário, mande trocar.

O nível do óleo e da água do motor também devem estar corretos. Verifique ambos com o motor desligado e com o carro no plano. Pequenas perdas de óleo ao longo de muitos meses podem ser aceitáveis (veja o manual), mas se o nível baixar sempre, é hora de uma ida à oficina. Respeite os prazos para troca do óleo e do filtro de óleo (por quilometragem rodada ou prazo decorrido, de acordo com o manual).


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