19/05/2021 às 16h23min - Atualizada em 19/05/2021 às 16h26min

Soberania Digital lança campanha nas redes sociais #meusdadosimportam

Trata-se de uma comunidade anônima e digital que defende que a promoção de identidades digitais seguras para os cidadãos é um impulso para o desenvolvimento econômico do país

Foto reprodução redes sociais

A finalidade da iniciativa é conscientizar as pessoas em relação à segurança digital, por meio de informações sobre a proteção de dados

 

Não é novidade que no início deste ano houve um megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros. Cada vez mais cresce o volume de notícias que revelam o quão frágil é a segurança digital no Brasil, especialmente em um momento de transformação digital acelerada nos serviços públicos eletrônicos. Diante desse cenário, a Soberania Digital lança a campanha nas redes sociais #meusdadosimportam, com a finalidade de trazer o público ao debate, uma vez que as mudanças estão avançando sem o devido debate popular. Desta forma, a iniciativa traz informações referentes ao tratamento de dados, de forma didática, com produções de conteúdos que revelam de forma clara as nuances das transformações digitais do país, realizada pelo Estado, e das leis já em vigor como o Marco Civil da Internet, a LGPD e a Lei de Governo Digital.

 

Além disso, a campanha também tem como finalidade conscientizar as pessoas em relação à segurança digital, por meio de informações sobre a proteção de dados, promover o engajamento dos usuários com o debate sobre centralização de dados e segurança digital, e valorizar o uso de infraestruturas tecnológicas criptográficas, como ferramenta de proteção da identidade digital e das interações que envolvam dados sigilosos ou altos valores, especialmente com os serviços públicos online.

 

Segundo a Soberania Digital, a solução para proteger o cidadão nas interações com os serviços públicos online e as transações que envolvam informações sensíveis já existe: a liberdade de escolha do cidadão, para que possa optar por utilizar identidades digitais descentralizadas, baseadas em infraestrutura de chaves privativas e criptografadas, ou seja, a certificação digital, que é a alternativa mais segura quando se fala de assinaturas eletrônicas.

 

Outro elemento apontado pela campanha está relacionado aos frequentes megavazamentos de bases da administração pública, expondo a fragilidade da segurança digital e discutindo quais seriam as melhores formas para garantir maiores níveis de segurança para nossos cidadãos. Confira o vídeo no site: https://www.soberaniadigital.net.br/post/roubaram-seus-dados-volte-em-agosto

 

A campanha está no ar nas redes sociais: Facebook e Instagram − @Soberania Digital.

 

Sobre a Soberania Digital: é uma comunidade anônima e digital que defende a ideia de que um país desenvolvido garante segurança digital para sua população. Em seu manifesto, (https://www.soberaniadigital.net.br/manifesto), a comunidade Soberania Digital esclarece que a proteção de dados é fundamental para a manutenção da democracia, visto que tais aplicações em tratamento de dados pode estabelecer uma estrutura de fiscalização da sociedade sem parâmetros.

 

Saiba mais em: https://www.soberaniadigital.net.br/ .


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.