O governador João Doria acompanhou nesta segunda-feira (19) a liberação de mais 700 mil doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus para uso em todo o país. De acordo com a gestão estadual, já foram entregues 41,4 milhões ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).
"Hoje pela manhã fomos receber no Aeroporto Internacional de Guarulhos mais 3 mil litros de insumos para a vacina do Butantan, que corresponde a 5 milhões de doses. Portanto, o Governo do Estado de SP e o Butantan alcançarão 46,4 milhões de doses, atendendo a primeira etapa do contrato com o Ministério da Saúde. Até ultrapassando em 400 mil doses a nova etapa do contrato, de 54 milhões de doses. O Butantan, assim como o Governo de SP, fará todo o possível para antecipar entregas, dando a celeridade possível para o Programa Nacional de Imunização ", destacou Doria.
Em abril, o Instituto Butantan entregou 5,2 milhões de doses da vacina; em março, foram disponibilizadas 22,7 milhões; em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades.
O Instituto Butantan recebeu também nesta segunda-feira (19) uma nova remessa de (IA) Insumo Farmacêutico Ativo para a produção e de novas doses da vacina contra o coronavírus. Ao todo foram recebidos 3 mil litros para a produção de 5 milhões de doses da Coronavac. Um segundo carregamento deverá chegar ainda em abril, com mais 3 mil litros, totalizando 10 milhões de doses em IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) no mês.
O Butantan ainda diz que trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, mais de 80% das vacinas disponíveis no país contra a COVID-19 são do Butantan.