19/11/2014 às 16h18min - Atualizada em 19/11/2014 às 16h18min

Dia da Consciência Negra é celebrado nesta quinta

São Roque celebra a data todo último domingo de novembro

Da Redação: Lucas Caparelli - Imagem: Reprodução / Internet
Da Redação: Lucas Caparelli - Imagem: Reprodução / Internet

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Ativistas do movimento negro já comemoram a data há mais de 30 anos, contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Ele foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. 

Mais de mil cidades do Brasil declaram esse dia como feriado. Em Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual.

No Estado de São Paulo não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra. Porém a capital São Paulo e outros 101 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro.

A cidade de São Roque não considera essa data feriado em dia de semana desde o ano de 2009. O Dia da Consciência Negra é celebrado no município sempre no último domingo de novembro. Neste ano será o dia 30.

A data é comemorada oficialmente desde 2002 em São Roque, mas apenas em 2007 foi considerada feriado. No entanto, a lei foi alterada em 2009 a pedido da Associação Comercial e sancionada pelo então prefeito, Efaneu Nolasco Godinho.

A instituição desse feriado depende de cada município. Na região de Sorocaba, por exemplo, cinco decidiram por decretar a data como feriado: Araçoiaba da Serra, Itu, Mairinque, Votorantim e Sorocaba. Já em algumas cidades vizinhas, como Boituva, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Sarapuí, São Miguel Arcanjo e Tatuí, a quinta-feira será um dia normal de trabalho. Em Alumínio, a Prefeitura Municipal decretou ponto facultativo. 

Outras importantes cidades que aderiram ao feriado são São Paulo, Campinas, Diadema, Guarulhos, Piracicaba e Santos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.