01/04/2021 às 15h09min - Atualizada em 01/04/2021 às 15h09min

São Paulo orienta buscar atendimento médico mesmo com sintomas leves de Covid-19

Determinação é que o paciente procure uma UBS logo que tenha os primeiros sintomas da doença, mesmo que eles sejam leves

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Metro Jornal

Diante do acréscimo da circulação da variante brasileira do novo coronavírus (P1) em São Paulo, a Prefeitura resolveu alterar o protocolo de atendimento da população. No momento, a determinação é que o paciente procure uma UBS (Unidade Básica de Saúde) logo que tenha os primeiros sintomas da Covid-19, mesmo que eles sejam leves.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da capital, Sandra Sabino, o perfil de evolução do vírus mudou assim que a nova variante passou a predominar nos casos de São Paulo. Atualmente, segundo o Metro Jornal, a P1 já é responsável por 64% das infecções na capital.

“A nossa orientação é que o paciente procure atendimento logo ao sentir os primeiros sintomas leves, como coriza, dor de cabeça, dor de garganta, febre ou dor no corpo. Se sentir dois destes sintomas, o ideal é se dirigir a uma UBS. Não é mais necessário apresentar falta de ar, por exemplo”, declarou a secretária durante entrevista à BandNews FM.

Ela ainda diz que o paciente fará o teste e será acompanhado para conferir a evolução do quadro. “Quando o contaminado com a variante começa a sentir falta de ar, ele já está com o nível de oxigênio muito baixo e, na maioria dos casos, já precisa de um leito de UTI e até intubação. A estratégia é monitorar desde os sintomas leves para que não chegue neste ponto da doença”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.