29/03/2021 às 15h57min - Atualizada em 29/03/2021 às 15h57min

Ernesto Araújo pede demissão do cargo de ministro das Relações Exteriores

Pressionado, chanceler colocou o cargo à disposição do presidente Bolsonaro

- Foto: Divulgação
Fonte: CNN Brasil

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão do cargo durante uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (29). Araújo vinha sendo pressionado, principalmente por parlamentares, que o criticaram por falhas quanto às relações diplomáticas que teriam prejudicado a compra de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com informações da CNN Brasil, no fim de semana o chanceler se envolveu em um novo embate com parlamentares, que implicou ainda mais a situação dele no Itamaraty. Em mensagem publicada no Twitter, ele disse que a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, cobrou o apoio dele à tecnologia chinesa do 5G, apontando que este era o real interesse dos parlamentares, e não as vacinas.

A declaração deixou senadores revoltados e Kátia Abreu definiu o ministro como “a face de um marginal”, que viveria “à margem da boa diplomacia, à margem da verdade dos fatos, à margem do equilíbrio e à margem do respeito às instituições”.

Hoje, um grupo de senadores fazia uma preparação para apresentar um pedido de impeachment de Araújo.

No fim da manhã, o ministro foi ao encontro de secretários no Itamaraty e, em seguida, compareceu ao Palácio do Planalto e se reuniu com o presidente, com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e com Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência. O chanceler afirmou que não queria ser um problema para o presidente.

Auxiliares presidenciais reforçam que Bolsonaro ainda não “bateu o martelo” se aceitará o pedido de demissão de Ernesto, mas a expectativa é que o presidente acate a decisão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.