26/03/2021 às 18h13min - Atualizada em 26/03/2021 às 18h53min

Fidelização e conteúdo personalizado são o futuro dos negócios

Starbucks é um dos melhores casos de sucesso em relação a fidelização dos seus clientes

Starbucks é um dos melhores casos de sucesso em relação a fidelização dos seus clientes

Empreender é uma das atividades mais arriscadas e recompensadoras que existem e poucas coisas são mais gratificantes do que ver a própria empresa crescer e se desenvolver.

Existem inúmeras maneiras de alcançar esse objetivo, mas mesmo com o alto número de novos empreendedores ingressando no mercado duas que têm se provado fórmulas de sucesso e despontado como o futuro dos negócios são a fidelização e o oferecimento de conteúdo e atendimento personalizado.

Fidelização é e a melhor forma de manter uma base ativa de clientes

Existem muitas formas de explicar o que é a fidelização do cliente, mas ela costuma ser entendida pelos especialistas como uma medida da probabilidade dos clientes de uma marca ou empresa de voltarem a fazer negócios com ela.

É possível medir a fidelização de diversas formas, mas a maneira mais utilizada para se obter esse valor é contabilizar o número de compras ao longo da vida de um cliente em um banco de dados.

Na verdade, é possível até mesmo afirmar que clientes fidelizados são o ativo mais valioso de qualquer empresa e já existem diversas pesquisas disponíveis que demonstram a importância disso.

Por exemplo, de acordo com dados da Bain & Company, consumidores antigos costumam gastar 67%  a mais do que novos compradores e aumentar a taxa de fidelização de clientes em apenas 5% eleva a lucratividade em até 95%. Clientes fidelizados gastam mais dinheiro com mais frequência, mas existem muitos outros benefícios em ter clientes desse tipo, como diversas avaliações positivas em sites na internet e até mesmo a famosa publicidade boca a boca.

Alguns dos melhores casos de fidelização dos usuários podem ser encontrados em serviços online, especialmente jogos mobile e seus sites. Por exemplo, a PokerStars conta com jackpots diários garantidos que garantem que os usuários visitem seu site todos os dias.

Outro exemplo famoso relacionado aos jogos mobile é a desenvolvedora Epic Games de Fortnite, que oferece aos visitantes roupas novas e itens exclusivos diariamente, de forma que os usuários precisam visitar o site do jogo todos os dias para ter acesso a essas novidades limitadas.

Já no mundo offline, um dos melhores leading cases disponíveis é o da Starbucks. Os clientes da empresa ganham estrelas com cada uma de suas compras que podem ser trocados por diversos benefícios, como cafés e cookies gratuitos.

Os participantes do programa de recompensas da Starbucks também recebem ofertas e prêmios exclusivos além de anúncios de dias em que os pontos recebidos serão dobrados, diversos motivos que fazem com que eles sempre tenham motivos para visitar a famosa loja de cafés.

“Clientes que recebem tratamento personalizado ficam felizes, se lembram mais da empresa responsável e recomendam o serviço para outras pessoas”

Personalização será a maior tendência no futuro

Além da fidelização dos clientes, a segunda grande tendência para o futuro é a personalização, que aparece tanto na oferta de conteúdo personalizado quanto no atendimento único e exclusivo para cada cliente.

Nesse sentido um dos melhores exemplos possíveis é o da Amazon. A gigantesca empresa norte-americana mantém os dados do cliente em todos os seus serviços diferentes, que vão da loja online até o Kindle Unlimited e o Audible e oferece conteúdo personalizado para o usuário de acordo com seus dados em cada um desses serviços.

Isso significa que a página inicial da Amazon de serviços e ofertas é personalizada de forma única para cada usuário e a empresa consegue individualizar e melhorar ao máximo a experiência de cada um dos seus milhões de clientes.

Outra empresa que conta com um nível de personalização diferenciado para os seus clientes é o Google. A companhia conta com um dos melhores ecossistemas de usabilidade para os seus usuários e a cada atualização ela se esforça ainda mais para fazer com que seus clientes contem com uma experiência única ao utilizar os serviços da empresa.

Existem diversos produtos do Google que podem ser citados, mas os melhores exemplos de personalização são o YouTube e a inimitável busca personalizada, já que ambos contam com recomendações únicas de acordo com os interesses dos usuários e o uso que eles fazem desses aplicativos.

Fidelização e personalização são a chave para se destacar

De acordo com dados fornecidos pela Harvard Business Review, conquistar um novo cliente custa de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um cliente antigo satisfeito com a empresa.

Investir na fidelização e personalização de serviços para os clientes é o melhor custo-benefício para qualquer negócio e emular os exemplos acima deve ser uma das principais prioridades para aqueles que pretendem se tornar empreendedores de sucesso.

 


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