26/03/2021 às 11h01min - Atualizada em 26/03/2021 às 11h01min

Butanvac: SP diz que pedirá nesta sexta à Anvisa liberação para testes

O Instituto Butantan espera que, uma vez obtida a autorização, os testes possam ser realizados já em abril

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Portal G1

O Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19, e disse que solicitará autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira (26) para começar os estudos clínicos em voluntários.

"Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção", declarou o diretor do Instituto, Dimas Covas.

O Instituto espera que, uma vez obtida a autorização, os testes possam ser realizados já em abril.

O governador de São Paulo, João Doria, disse que aprovou o início da produção em maio e projetou o início da vacinação em julho deste ano.

Dimas argumenta que a vacina se inclui em uma nova geração de imunizantes, e acredita que a fase de testes possa ser mais rápida, o que permitiria iniciar a vacinação no curto prazo.

"Nós aprendemos com as vacinas anteriores, já sabemos o que é uma boa vacina contra a Covid-19. Essa será uma vacina de segunda geração, mais imunogênica", afirmou o diretor.

No entanto, as doses só poderão ser utilizadas após liberação da Anvisa.

De acordo com o diretor do Instituto, Dimas Covas, a Butanvac começou a ser produzida há exatamente um ano, em 26 de março de 2020. O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira e a mesma tecnologia usada na vacina da gripe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.