A Prefeitura de São Roque aderiu à lista de municípios interessados em participar do consórcio público criado para aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) tem o objetivo de ampliar os esforços das campanhas de vacinação que já acontecem pelo país, atuando de forma complementar às ações do Governo Federal.
“As ações tomadas por São Roque contra o coronavírus têm sido intensas. Da antecipação das vacinações, até a ampliação dos leitos covid-19, temos mostrado nosso comprometimento com a saúde da população. Nossa entrada no consórcio busca ampliar as ações de imunização que já vem ocorrendo na cidade e também mostrar a união entre os municípios, pois esta é uma luta de todos”, afirmou o prefeito Guto Issa.
A iniciativa ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a compra de vacinas contra a Covid-19 por estados e municípios caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde não sejam suficientes para atender a demanda do país. A expectativa é de que o consórcio seja constituído legalmente até 22 de março, mas ele não será restrito apenas à compra de vacinas e há previsão de que a iniciativa também atue na compra de medicamentos, insumos e equipamentos no futuro.