16/02/2021 às 10h08min - Atualizada em 16/02/2021 às 11h09min

Três estados brasileiros têm casos de falsa aplicação de vacina

O Conselho Federal de Enfermagem informou que apura denúncias desse tipo nas cidades de Goiânia, Maceió, Niterói e Petrópolis

- Foto: Divulgação / Governo de São Paulo
Fonte: CNN Brasil

O Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 em três estados diferentes: Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro, segundo informações da CNN Brasil.

O Conselho Federal de Enfermagem informou que apura denúncias desse tipo nas cidades de Goiânia, Maceió, Niterói e Petrópolis, onde enfermeiros não teriam concluído a aplicação do imunizante.

O mais atual, ocorrido na última sexta-feira (12), em Petrópolis, também está sendo averiguado pela Polícia Civil e, se ambos forem confirmados, os profissionais envolvidos poderão perder o registro na categoria.

Problemas não representam risco à vacinação

O conselho também declarou que pode solicitar o apoio da Polícia Federal na apuração dos casos, e que as administrações municipais também pediram investigações aos respectivos Ministérios Públicos estaduais. No entanto, o Conselho de Enfermagem destacou que estes funcionários não representam a categoria, que vem lutando, há meses, na linha de frente no combate contra ao vírus.

O pediatra, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, disse que erros durante aplicação de doses podem acontecer, mas que esses são casos “absolutamente excepcionais” e não precisam ser motivo de preocupação, ou razão para deixar de se imunizar.

“É uma situação absolutamente excepcional no serviço de saúde no Brasil, especialmente nos postos de vacinação. O Programa Nacional de Imunização tem uma tradição de controle de doenças, de erradicação, então isso não é prática habitual, é pontual, e não deve ser motivo de preocupação para ninguém, nem motivo para não se vacinar”, explicou Kfouri à CNN.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.