15/02/2021 às 15h52min - Atualizada em 15/02/2021 às 17h01min

Covid-19: OMS inclui vacina da AstraZeneca em lista de uso emergencial

A revisão da OMS concluiu que o imunizante atendeu aos critérios obrigatórios de segurança e que seus benefícios e eficácia superaram seus riscos

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: CNN Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu nesta segunda-feira (15) a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e da Universidade de Oxford em sua lista de imunizantes aprovados para uso emergencial, expandindo o acesso à vacina aos países em desenvolvimento através do programa Covax.

Em comunicado, a OMS divulgou que foram aprovadas as doses da vacina produzidas pela AstraZeneca-SKBio na Coreia do Sul e pelo Serum Institute, da Índia.

“Agora temos todas as peças no lugar para a rápida distribuição de vacinas. Mas ainda precisamos aumentar a produção”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

“Continuamos solicitando que os desenvolvedores de vacinas contra Covid-19 enviem seus dossiês à OMS para revisão ao mesmo tempo que os submetem aos reguladores em países de alta renda”, continuou.

A inclusão da vacina na lista foi realizada dias depois de um painel da agência fornecer recomendações temporárias a respeito do imunizante, declarando que duas doses com um intervalo de cerca de 8 a 12 semanas devem ser administradas a todos os adultos e podem ser utilizadas em países com a variante sul-africana do coronavírus também.

Segundo informações da CNN Brasil, a revisão da OMS concluiu que a AstraZeneca/Oxford atendeu aos critérios obrigatórios de segurança e que seus benefícios e eficácia superaram seus riscos.

Ainda de acordo com o portal, a vacina foi bem recebida no programa porque é mais barata e mais fácil de distribuir do que outros imunizantes, como o da Pfizer/BioNTech, que foi incluída nessa mesma lista para uso emergencial pela OMS no final de dezembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.