09/02/2021 às 15h55min - Atualizada em 09/02/2021 às 17h37min

Documentos da Prefeitura enviados à Câmara de São Roque serão transmitidos digitalmente

O presidente do Legislativo, Julio Mariano, explica que essa mudança será possível graças à ampliação das funções do software de gestão legislativa

- Foto: Divulgação

Por iniciativa da atual mesa diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Julio Mariano, os documentos enviados pelo Poder Executivo ao Legislativo serão transmitidos por processos digitais em breve.

O Presidente explica que essa mudança será possível graças à ampliação das funções do software de gestão legislativa, criando uma interface para que o Poder Executivo consiga protocolar tudo digitalmente.

“A digitalização dos documentos gera economia de tempo e recursos públicos, é segura porque é validada por assinatura digital, além de permitir mais integridade, agilidade e confiabilidade aos processos de tramitação de documentos como Projetos de Lei, Respostas de Requerimentos, entre outros”, explica Julio Mariano.

Atualmente se o Poder Executivo confecciona um Projeto de Lei, por exemplo, é necessário que um funcionário da Prefeitura se desloque até a Câmara Municipal e efetue o Protocolo no balcão da recepção. Após a recepção, o documento é digitalizado para depois fazer a tramitação de praxe.

De acordo com o Legislativo, por outro lado, quando a Câmara necessita mandar algum documento para a Prefeitura, realiza o mesmo ritual ao contrário, e um funcionário tem que ir até o balcão de protocolo da administração são-roquense.

A Câmara Municipal informou que agora espera pela segunda etapa desse processo, onde o Poder Executivo precisa disponibilizar uma interface para receber os documentos digitalizados do Poder Legislativo.

O Presidente diz ainda que os documentos gerados pela Câmara, que devem ter seu arquivamento garantido por lei, também deverão sofrer alterações, passando a ser por meio digital. “Com isso ocuparemos menos espaço físico, além de economizar nos gastos com papéis e impressões”, finaliza Julio Mariano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.